Caxias do Sul 02/05/2024

Empresa caxiense reduz jornada de trabalho de funcionários sem mexer nos salários

Seguindo tendência de inovação e retenção de talentos, profissionais trabalharão quatro horas semanais a menos
Produzido por Silvana Toazza, 07/11/2022 às 16:29:46
Empresa caxiense reduz jornada de trabalho de funcionários sem mexer nos salários
Matriz da empresa fica em Caxias do Sul
Foto: Mariana Mazuchini

Referência em tecnologia e serviços para a gestão de Recursos Humanos, a caxiense Metadados deu a largada neste mês ao programa de redução de jornada de trabalho de seus colaboradores, sem a redução de salários. Seguindo tendência de inovação na cultura corporativa, a intenção é garantir maior qualidade de vida a todos os envolvidos, além de atrair e reter talentos. A redução gradual será realizada em três etapas e culminará na diminuição de quatro horas por semana e um total de 20 horas mensais a menos.

A head de Pessoas da empresa, Andréia da Silva, avalia a atitude inovadora como um estímulo à satisfação profissional e uma bela oportunidade para melhor colaboração entre as equipes, podendo inclusive aumentar a produtividade.

Ponto de exceção

Além da redução de jornada, que começará com 18 minutos em novembro de 2022 e seguirá com a diminuição de mais meia hora em 2023 - somando 48 minutos a menos por dia -, a empresa também está implantando uma nova prática: a desobrigatoriedade de "bater o ponto". O que, na visão dos gestores, aumenta ainda mais a percepção de confiabilidade que eles têm em seus times.

Na prática, será instalado o chamado "ponto de exceção", ou seja, o funcionário deverá registrar o ponto apenas quando houver situações diferentes como atrasos, saída antecipada, horas extras ou faltas.

300 colaboradores e três unidades

Com 35 anos de história, a Metadados Assessoria e Sistemas atende mais de 1.400 clientes de segmentos variados. Possui cerca de 300 colaboradores e três unidades, localizadas em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).

Foi eleita 30 vezes como uma das melhores empresas para trabalhar pelo GPTW (Great Place to Work) nas categorias América Latina, Brasil, Tecnologia da Informação, Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha.