Caxias do Sul 29/03/2024

Empresa caxiense destaca-se no RS em monitoramento de usinas de energia solar em tempo real

Plataforma inovadora garante intervenção técnica rápida e melhor desempenho das estruturas fotovoltaicas
Produzido por Silvana Toazza, 29/01/2021 às 09:26:03
Empresa caxiense destaca-se no RS em monitoramento de usinas de energia solar em tempo real
Equipes conferem em tempo real os gráficos de rendimentos das usinas de energia solar
Foto: Mauro Martins

A Magnani Luz e Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Torres, é a empresa gaúcha pioneira em oferecer a gestão em tempo real da situação das usinas de energia solar de seus clientes, a partir de uma exclusiva sala de monitoramento. Esse setor, que consagra-se numa tendência sustentável sem volta e crescente, garantiu que a companhia ampliasse em 50% seus negócios em 2020, com novas contratações, andando na contramão da apatia de algumas alas do mercado.

Se hoje o nicho de energia solar é tão propagado, a Magnani orgulha-se de ter enxergado longe, ao identificar ainda em 2013 esse potencial de mercado e ajudado a difundir esse setor e a diversificar suas atividades. Há sete anos, foi precursora no Rio Grande do Sul a implementar uma sala de monitoramento em tempo real das usinas fotovoltaicas instaladas em seus clientes.

Hoje, essa plataforma continua sendo um atrativo extra para quem adquire módulos de energia solar. Trata-se de uma peça-chave no tabuleiro da eficiência energética que garante rendimento, excelência e economia aos consumidores empresariais e residenciais que aderem à energia gerada a partir do sol.

Quem ingressa no segundo andar da empresa, na Perimetral Norte, em Caxias do Sul, já se impressiona. Numa sala, com um amplo monitor, as equipes conferem em tempo real os gráficos de rendimentos das usinas de energia solar e diagnosticam possibilidades de melhora na geração, o que assegura agilidade de interferências técnicas que possibilitam melhor performance e, consequentemente, maior economia na conta da luz.

Embora os clientes de energia solar tenham acesso a informações por meio de um aplicativo no celular, nem sempre eles têm tempo, conhecimento e disponibilidade para acompanhar a evolução dos dados, o que faz dessa plataforma da Magnani um grande diferencial no mercado, amparando a sua expansão.

“Fornecemos indicativos de parâmetros e manutenção preventiva para evitar que o cliente tenha perdas econômicas. A plataforma consegue apontar quanto a usina gera diariamente, mensalmente e anualmente, comparar o desempenho dela com outras da mesma região e ver se ela está atingindo o desempenho desejável ou não, além de visualizar os créditos para a próxima fatura, com relatórios”, explica Ketlin Bueno, que atua na gestão de usinas solares da Magnani.

Com 50 anos de estrada, a empresa tornou-se, não por menos, uma das maiores distribuidoras WEG da Serra Gaúcha, com certificação para o fornecimento de soluções em energia solar e armazenamento da gigante de equipamentos elétricos.

Há fatores como falta de limpeza, problemas na conexão com a internet, tempestades, vandalismo e áreas de sombreamento, com a presença de árvores e antenas, que prejudicam a performance e exigem intervenções técnicas ou mesmo a ampliação da usina, em caso de aumento de consumo de energia. A identificação do motivo da geração insuficiente é crucial para corrigir a rota. A meta é sempre chegar a 100% de eficiência, transformando o cliente em autossuficiente na geração de sua própria energia a partir da infraestrutura de captação solar.

Não há limitação de distância para o monitoramento, que pode abranger usinas de energia solar em todos os estados do território nacional. Uma das maiores fornecedoras da WEG na Serra Gaúcha, a Magnani também foi a primeira de Caxias do Sul a conquistar homologação do sistema de energia solar junto à Rio Grande Energia (RGE).

Paulo Magnani, diretor geral da Magnani Luz e Energia, salienta que a plataforma de monitoramento em tempo real está disponível não apenas aos clientes que instalaram a usina por meio da empresa, mas sim a todos os proprietários de estruturas de energia solar. Ocorre que muitas companhias vendem e instalam os módulos, mas não fidelizam o comprador com a assistência necessária, o que pode ser contratado separadamente junto à Magnani.

Além da sala de monitoramento em tempo real, a empresa ainda oferece o mapeamento das usinas em 3D, com sobrevoo real e imagens captadas via drones, num vídeo para o cliente ter acesso a sua estrutura de energia solar.

"Engana-se quem pensa que só grandes empresas podem investir em energia solar. Hoje, são atendidos setores que vão de agronegócio a comércio e indústria, passando por residências e condomínios", destaca Mauro Cendron, diretor Comercial da Magnani Luz e Energia, enfatizando que as linhas de financiamento facilitadas, com juros acessíveis, são um impulso para investir nesse sistema de energia sustentável, que se autofinancia.

Magnani Luz e Energia

Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina

Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro