Caxias do Sul 30/04/2024

Empresa caxiense anuncia nova fase de parceria com marca de tecnologia espanhola

Além da aplicação industrial, Wibeee ganha novo potencial de mercado no Brasil
Produzido por Silvana Toazza, 30/08/2023 às 09:29:31
Empresa caxiense anuncia nova fase de parceria com marca de tecnologia espanhola
O foco dessa etapa de expansão é fornecer a ferramenta de gestão para as concessionárias de energia elétrica
Foto: Perfil Energia, divulgação

POR SILVANA TOAZZA

Ela é distribuidora exclusiva no Brasil de uma tecnologia espanhola que melhora a eficiência energética de empresas. E, agora, passados os primeiros anos de parceria, costurada em 2019, a Perfil Energia recebeu em sua sede, em Caxias do Sul, o diretor comercial da Smilics Technologies – detentora da ferramenta Wibeee –, Carles Pujol Soler.

Além de uma visita para alinhavar estratégias para o futuro da cooperação tecnológica, a vinda do executivo pela primeira vez ao Rio Grande do Sul representa a segunda fase de impulsionamento do Wibeee (marca que evoca o conceito de abelhas unidas/colmeia conectada), um equipamento de gestão estratégica projetado para a visualização em tempo real das variáveis de consumo de energia elétrica em empresas e outros segmentos.

A CEO da Perfil Energia, Marcela Sperb Moraes, que anfitrionou Carles e o acompanhou em visitas a clientes gaúchos, anuncia que o Wibeee, até então voltado mais a indústrias, ganha novo potencial de mercado no Brasil, seguindo uma tendência que já ocorre com a grife no Exterior.

O foco dessa etapa de expansão é atingir o filão nomeado como “Smart Grids” (redes inteligentes que ajudam a distribuir energia elétrica de modo mais eficiente), fornecendo a ferramenta para as concessionárias de energia elétrica. Já há projetos-piloto em andamento e em fase de estruturação pela Perfil Energia com dois grandes grupos do setor, mas ainda mantidos em sigilo.

Tratativas com concessionárias de energia elétrica

Com o Wibeee – aparelho que permite decisões de melhoria de eficiência –, cada transformador, presente nos postes de distribuição, poderá ser monitorado, repassando informações importantes, alertando sobre risco no fornecimento de luz, garantindo resoluções rápidas e evitando inclusive multas cobradas das distribuidoras por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O objetivo é oferecer soluções de monitoramento dos ativos das concessionárias. No mesmo poste onde há o transformador, é possível colocar um equipamento desses para monitorar consumo de energia, a temperatura daquele transformador, que diz muito sobre sua vida útil e de uma possível futura falha. Com isso, é viável fazer um reparo antes que ocorra a falta de energia”, explica Marcela.

O sistema de transformadores é hoje considerado arcaico, uma vez que, via de regra, a concessionária só fica a par de problemas sobre falta de luz ou acidentes a partir das informações repassadas pelo próprio consumidor, que liga reclamando. Se cada transformador possuir um equipamento acoplado como o Wibeee (de inteligência artificial, por wi-fi), ele torna-se inteligente.

Dessa forma, a concessionária terá uma central de operações para monitorar todos os transformadores, com um diagnóstico preciso sobre quais estão com sobrecarga, desbalanceados, com temperatura de óleo elevada, ou impactos provocados por acidentes, antevendo trocas e reduzindo custos.

“Dessa forma, o mercado mostra-se imenso, haja vista que são hoje no Brasil 105 concessionárias de energia elétrica, perfazendo mais de 6 milhões de transformadores no país”, destaca a executiva.

Renan Tronco e Marcela Sperb Moraes, diretor de Estratégia e CEO da Perfil Energia, respectivamente, receberam Carles Pujol Soler em visita ao RS

Nicho industrial em ascensão

Enquanto desbrava um novo mercado no Brasil, o Wibeee continua afiado no nicho corporativo. Em sua visita ao Estado, Carles Pujol Soler foi convidado a conhecer uma das grandes clientes da Perfil Energia: a multinacional japonesa de tabacos JTI, instalada em Santa Cruz do Sul. Em duas plantas fabris, a companhia monitora os maquinários com o auxílio assertivo de 200 equipamentos de Wibeee, uma estratégia que garante mudança de layout na fábrica, pois os aparelhos são sem fio, e que a coloca num patamar raro, o de almejar a IS0 50.001 – certificação de eficiência energética.

A tecnologia Wibeee incrementa a eficiência da fábrica, com a otimização energética de equipamentos, ajustando horários de produção e permitindo uma gestão individual do consumo de cada máquina, setor ou processo produtivo. O equipamento de medição pode ser agregado em cada máquina ou mesmo em um setor ou pavilhão inteiro. O monitoramento é feito por meio de uma plataforma para celular ou computador, e os dados ficam armazenados na nuvem, se encaixando no conceito de Internet das Coisas. A plataforma contém medições em tempo real, por hora, minutos, dias, meses e anos.

Ou seja, o Wibeee está em sintonia com a indústria 4.0, possibilitando medir dados e obter informações precisas da fábrica e, a partir daí, rapidamente tomar as decisões de gestão e implementar as mudanças necessárias. É possível visualizar horário com custo de energia mais baixo, alterar turnos, substituir máquinas e ampliar a margem de lucro utilizando a lógica.

Equipamento já é bastante difundido na Espanha (foto: Emanuele Freitas)

Como o Wibeee foi trazido ao Brasil

A decisão de trazer a novidade ao Brasil partiu das executivas da Perfil Energia, as irmãs Marcela e Fernanda Sperb Moraes, que, ao visitarem uma feira de negócios nos Estados Unidos, se encantaram com os recursos e o potencial de gestão de energia elétrica do Wibeee, uma vez que os equipamentos até então utilizados no Brasil apresentavam dois empecilhos: altos custos e menor flexibilidade de medição.

Já bastante difundido na Espanha e em outros países da Europa, o Wibeee tem custo acessível e possui um medidor IoT e um aplicativo de gestão, permitindo que as empresas se beneficiem ao fazerem uma leitura minuciosa de dados e procederem a inovações que resultem em redução de custos e vantagens competitivas. Dessa forma, a Perfil Energia fechou contrato com o fabricante do Wibeee e tornou-se distribuidora exclusiva da tecnologia no Brasil.

Hoje, a procura pela tecnologia se disseminou pelo Brasil, em inúmeros setores, inclusive shopping centers, permitindo a divisão justa na fatura de energia elétrica por lojas, cujo parâmetro de área ocupada não é uma amostra fiel. Recentemente, a empresa espanhola implementou a modernização do software, agora disponível em português do Brasil.

Novo horizonte ao Mercado Livre de Energia

No mundo, o Wibeee já conta com mais de 600 mil equipamentos instalados e mais 150 mil transformadores de energia elétrica em monitoramento. Isso se dá porque, em geral, na Europa, o mercado de energia elétrica é livre, requisito no Brasil só garantido a quem tem alto consumo, como as empresas de médio para grande porte.

No Exterior, o consumidor de baixa tensão pode escolher o fornecedor de energia. Quanto mais alternativas, produtos inovadores a concessionária oferece ao cliente, mais chances de o reter. Já aqui o consumidor residencial está sujeito à prestação daquela distribuidora que tem a concessão na sua região de localização.

Com a tendência de abertura de mercado no futuro para consumidores residenciais – seguindo a dinâmica da telefonia, por exemplo –, as concessionárias de energia elétrica no Brasil tenderão a melhorar o serviço, investindo em tecnologias que resultem em benefícios aos clientes. Após a vinda ao Brasil, o executivo da Espanha visitou distribuidores do Wibeee em outros países, como Colômbia, Uruguai e Chile. É um mercado que conversa com sustentabilidade, inovação e tecnologia de ponta a serviço da sociedade.

Saiba mais

yes O Wibeee pode ser adquirido por bom custo-benefício, existindo também a possibilidade de alugar o equipamento.

yes Todas as empresas têm a oportunidade de reduzir custos com eficiência energética. A Perfil Energia oferece um produto dedicado ao acompanhamento e intervenção, para atender a companhias que precisam de apoio na conversão das oportunidades em ganhos.

yes Além de ser voltado a empresas e a concessionárias de energia, o Wibeee tem o braço Home, destinado a residências, para identificar o consumo de aparelhos de uso residencial de forma desagregada, identificando ineficiências e vilões escondidos, como o consumo em stand by.

A saber: há 20 anos no mercado, a Perfil Energia é uma consultoria caxiense de gestão estratégica de energia, com atuação nacional e clientes reconhecidos em inúmeros setores. É referência no Mercado Livre de Energia Elétrica, possibilitando que os clientes corporativos busquem fontes renováveis, com custos mais acessíveis e flexibilidade de contratos em relação ao setor tradicional. Os ganhos são tanto econômicos quanto ambientais.

Sede da Perfil Energia situa-se em ponto estratégico no bairro Exposição (foto: Guilherme Jordani)

PERFIL ENERGIA

Caxias do Sul

Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição

Telefone: (54) 3025-1080

www.perfilenergia.com.br

Leia também:

Empresas da Serra aderem à aquisição de I-REC

Empresa caxiense palestra em escolas sobre o uso consciente de energia elétrica