Caxias do Sul 26/04/2024

Empresa caxiense adquire operações de multinacional italiana no Brasil

A partir da transação, unidades situadas em Sete Lagoas (MG) e Horizontina (RS) são incorporadas à companhia serrana e mudam de nome
Produzido por redação, 17/11/2020 às 11:52:14
Empresa caxiense adquire operações de multinacional italiana no Brasil
Sede da Polirim em Caxias do Sul
Foto: Fabio Grison

A Polirim do Brasil, fabricante de peças automotivas plásticas com sede em Caxias do Sul, adquiriu o parque fabril brasileiro da multinacional italiana GSI, que detém a tecnologia SMC, de moldagem para indústria automobilística.

A partir da transação, a empresa serrana assume as operações da GSI, situadas em Sete Lagoas (MG) e Horizontina (RS), que passam a chamar-se SMC Polirim do Brasil.

A absorção da tecnologia SMC consolida a presença da Polirim em todos os mercados de fabricação de peças automotivas e máquinas agrícolas. Dessa forma, a empresa investiu também no aumento de suas instalações e na compra de novos equipamentos, totalizando R$ 25 milhões em modernizações para atender contratos firmados para 2021.

Ampliação de mercados, estrutura e equipe

A transação está em sintonia com as estratégias de expansão da empresa com sede na Rua Gilberto De Zorzi, 380, bairro Forqueta, em Caxias do Sul, que terá foco na produção de componentes para os mercados de movimentação de terra, agricultura e transporte de cargas e de passageiros.

Porém, para ter presença efetiva nos quatro mercados, era necessário investir na incorporação da tecnologia de transformação SMC (Sheet Moulding Compounds), processo de moldagem empregado na indústria automobilística, de veículos utilitários, de materiais elétricos, de construção e aeronáutica. A técnica complementará processos já disponíveis.

Mesmo com a pandemia, a Polirim investirá em sua planta de Caxias do Sul, que terá acréscimo de 4 mil m² aos 10 mil m² existentes. O aporte sustentará o incremento de demanda necessário para atender contratos fechados neste ano e que têm entregas definidas para os primeiros meses de 2021. Também haverá aumento de 50% no atual quadro de 100 funcionários, revela o gerente industrial, Douglas Neves.

A saber: a GSI se instalou no Brasil em 2014, nas cidades de Sete Lagoas (MG) e Horizontina (RS) e passava por situação delicada e com dificuldade de manter uma operação continuada, o que levou a uma negociação que interessava às duas partes.