Caxias do Sul 22/10/2025

É caxiense a EMPRESA DO ANO em prêmio da cadeia automotiva brasileira

Reconhecimento, pela quinta vez, reforça a aposta estratégica em inovação, sustentabilidade e valorização de pessoas
Produzido por Silvana Toazza, 22/10/2025 às 09:21:53
É caxiense a EMPRESA DO ANO em prêmio da cadeia automotiva brasileira
Executivos James Bellini e Ricardo Portolan recebem a premiação da Marcopolo
Foto: Marcopolo, divulgação

Ela é nascida em Caxias do Sul, mas tem presença mundial. A Marcopolo foi eleita a Empresa do Ano na 26ª edição do Prêmio AutoData, reafirmando sua liderança e excelência na indústria automotiva brasileira. O reconhecimento reforça sua atuação estratégica, pautada pela inovação, sustentabilidade e valorização das pessoas. É a quinta vez que a companhia sobe ao pódio principal da premiação, aval que já havia sido conquistado em 2000, 2001, 2002 e 2004.

Além do prêmio máximo, a fabricante de ônibus também foi vencedora em 2025, por meio de votação popular, na categoria “Cadeia Automotiva Ampliada”, com o case que evidencia sua vocação para o pioneirismo e a transformação da mobilidade: o desenvolvimento do Attivi Integral, primeiro ônibus 100% elétrico da marca, do Volare híbrido e da plataforma Marcopolo Rail.

O Prêmio AutoData é considerado o mais tradicional reconhecimento da indústria automobilística brasileira sob o ponto de vista de economia e negócios. Neste ano, foram 39 finalistas em 11 categorias, e a estrutura das categorias foi revisada para trazer maior representatividade em segmentos relevantes da cadeia automotiva.

"Os últimos anos têm sido de grande evolução"

“Para todos nós da Marcopolo, ser eleita, pela quinta vez, como “Empresa do Ano” é motivo de grande orgulho. Esta conquista, a primeira nesse novo formato de comitê de jurados, representa o reconhecimento do mercado aos investimentos consistentes em inovação e à dedicação dos nossos colaboradores. Os últimos anos têm sido de grande evolução, com resultados expressivos no Brasil e no exterior”, comemora James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo.

Com foco na descarbonização do transporte e na mobilidade sustentável, a Marcopolo também aposta em outras tecnologias inéditas, como o primeiro micro-ônibus híbrido elétrico a etanol, um micro-ônibus movido a biometano e gás natural, e ônibus movidos a célula de combustível de hidrogênio, concebido em suas unidades da Austrália e China. Fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a empresa possui fábricas nos cinco continentes e seus veículos rodam nas estradas de mais de 140 países.