Caxias do Sul 20/04/2024

Duas empresas de tecnologia anunciam fusão em Caxias do Sul

Com a parceria, nasce a TecnoBridge, avaliada em R$ 9 milhões
Produzido por redação, 21/06/2021 às 10:59:44
Duas empresas de tecnologia anunciam fusão em Caxias do Sul
Foto: Alex Trein Gil

A semana começa com a notícia quente da fusão de duas empresas de tecnologia em Caxias do Sul: a Núcleo Sistemas, fundada em 1993, e a YouBot, startup do Grupo Uniftec, com três anos de mercado. A YouBot tem expertise na área de Inteligência Artificial e a Núcleo, em Business Intelligence e Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Da fusão, nasce a TecnoBridge, cujo foco é oferecer novas ferramentas tecnológicas de gestão, buscando o aumento de produtividade aos clientes. Estima-se que essa aliança estratégica resulte num valor de mercado de R$ 9 milhões para a nova empresa.

Entre os principais produtos desenvolvidos figuram os chatbots, assistentes virtuais capazes de interagir com as pessoas (clientes de lojas, por exemplo), por meio do WhatsApp ou de outros dispositivos. Bots são robôs que utilizam Inteligência Artificial para executar tarefas pré-estabelecidas. Além disso, por meio de Business Intelligence, é possível que as empresas aprimorem sua gestão, gerando resultados mais efetivos.

Com a fusão, somam-se as expertises da YouBot e da Núcleo para desenvolver ferramentas personalizadas para cada companhia que se torne cliente. Essas ferramentas possibilitam acompanhar a jornada do consumidor, por exemplo, em sites de e-commerce e identificar os motivos que fazem com que uma compra não seja finalizada (o chamado abandono de carrinho). Outra possibilidade também envolve o desenvolvimento de um assistente virtual para interagir com clientes inadimplentes, oferecendo possibilidade de negociação de dívidas e recuperação de ativos.

Mais nova empresa universitária do Grupo Uniftec, a TecnoBridge está localizada no Ecoinove Labs, instalado junto ao Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul.

Carlos André Antunes, Claudio Meneguzzi Júnior e Pedro Bocchese conduziram a integração

“Com essa nova marca e posicionamento, entendemos que seremos um agente e parceiro importante para as empresas neste momento de transformação digital no setor produtivo. Uma verdadeira ponte de expertise tecnológica para possibilitar aos nossos clientes a utilização da disrupção tecnológica nos negócios como um fator de ganho de produtividade em seus mercados”, salienta Pedro Bocchese, CEO da Núcleo Sistemas.

Fundador e analista de IA (Inteligência Artificial) da YouBot, o engenheiro da computação Carlos André Antunes acredita que a fusão com a Núcleo agrega tanto para as empresas quanto para Caxias do Sul e a região como um todo:

“Caxias do Sul está numa corrida tecnológica muito forte, principalmente e graças aos centros de ensino aqui da região e iniciativas empresariais e acadêmicas que tentam identificar os problemas das empresas e trazer startups para resolvê-los. Isso é muito benéfico. Uma coisa que podemos aprender com o Vale do Silício é que, para se criar um ambiente tecnológico forte, precisamos ter ecossistema. E o ecossistema é feito de várias pessoas, empresas e instituições tentando inovar. Quanto mais pessoas fazendo inovação, melhor para o ecossistema como um todo.”