Caxias do Sul 19/04/2024

Decreto autoriza, mas principais shoppings de Caxias do Sul ainda não reabriram

Dois fatores contribuem para essa decisão de prorrogar a volta: o feriado de 21 de abril, na terça-feira, e a incerteza quanto à disposição do consumidor retornar às compras
Produzido por Silvana Toazza, 17/04/2020 às 18:45:56
Decreto autoriza, mas principais shoppings de Caxias do Sul ainda não reabriram
Prataviera Shopping optou por retomar as atividades só na próxima quarta-feira
Foto: Marcos Fernando Kirst

Embora o novo decreto publicado pela prefeitura de Caxias do Sul permitisse a reabertura gradual do comércio caxiense a partir desta sexta-feira (17), os três principais shoppings da cidade ainda não voltaram a atender, com exceção de seus supermercados e restaurantes por delivery que já vinham funcionando como setores essenciais.

No Prataviera Shopping, situado no coração de Caxias, o acesso estava fechado tanto pela Júlio de Castilhos quanto pela Sinimbu. Informações obtidas pelo site dão conta de que o empreendimento (o primeiro centro comercial da cidade, aberto em 1993) só retomará as atividades na próxima quarta-feira, pós-feriado, das 10h às 19h, com a obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes. Após 33 dias de portas fechadas, a partir deste sábado, a Barbearia Ezeki Barber e o Salão Estética Beleza Feminina atenderão com hora marcada.

Contatados pela reportagem, os shoppings Iguatemi e Bourbon San Pellegrino também não reabriram nesta sexta-feira e informam que a decisão ainda não foi tomada sobre quando voltam a atender. No momento, os hipermercados Zaffari e Carrefour, situados nesses empreendimentos, se mantêm funcionando, além de restaurantes por tele-entrega e lotéricas.

Feriado

Dois fatores contribuem para essa decisão de prorrogar a volta: o feriado de 21 de abril (Tiradentes), na terça-feira, fazendo com que as equipes estejam desmobilizadas, e a incerteza sobre se o consumidor está disposto a retornar às compras neste momento. No setor de vestuário, calçados e maquiagem, a proibição da prova de roupas, sapatos e cosméticos é um dificultador extra ao cenário de dificuldades. Ao mesmo tempo, o público ainda está reticente em sair de casa e em gastar, pois não sabe se terá o emprego garantido e o que esperar do futuro a partir dessa pandemia que parou o mundo.

Reabertura do Martcenter e lojas de rua

Já o Martcenter Shopping voltou a funcionar nesta sexta-feira (17), das 10h às 20h, mas não definiu ainda o esquema de atendimento durante o feriado. A maioria das lojas de rua também voltou a atender nesta sexta-feira.

Para entender: o aval municipal para o funcionamento dialoga com determinação do governador Eduardo Leite, que voltou atrás nas medidas de restrição para a Serra até o final do mês, liberando o comércio de 14 municípios da região a retomarem as atividades desde quinta-feira.

O decreto caxiense

- Podem atuar estabelecimentos de comércio, shoppings (incluindo praças de alimentação) e centros comerciais na proporção de 50% do seu quadro funcional, das 8h às 20h.

- O decreto reforça a importância da higienização e a utilização de máscaras por todas as pessoas, funcionários e clientes. É vedada, inclusive, a entrada de clientes nos estabelecimentos sem máscara.

- Também é obrigatória a disponibilização de álcool em gel 70% aos clientes e funcionários e a limpeza de áreas e de utensílios.