Caxias do Sul 05/08/2020

Curso de português gratuito busca abrir as portas para imigrantes e refugiados

Capacitação a distância ajuda a desenvolver habilidades sociais e profissionais a quem chega ao Brasil
Produzido por redação, 10/07/2020 às 17:08:24
Curso de português gratuito busca abrir as portas para imigrantes e refugiados
O conteúdo foi estruturado buscando o gradativo desenvolvimento das capacidades comunicativas, sobretudo de leitura e escrita
Foto: Victor Rutka

Os desafios de quem chega ao Brasil, sejam haitianos, senegaleses, venezuelanos, entre outros, são sempre os mesmos: a adaptação a uma nova cultura e, mais ainda, a aprendizagem da língua portuguesa para conseguir comunicar-se.

Sabendo que essas são barreiras ao crescimento pessoal e profissional de imigrantes e refugiados, que justamente chegam ao Brasil fugindo da fome e das dificuldades extremas, a UniCesumar, instituição de ensino que tem campus em Caxias do Sul, lança o curso de língua portuguesa, em parceria com a Agência das Nações Unidas para Migrações (OIM/ONU). A novidade é oferecida na modalidade a distância e 100% gratuita.

O curso é de nível intermediário e conta com três módulos de 80 horas cada, totalizando 240. O conteúdo foi estruturado buscando o gradativo desenvolvimento das capacidades comunicativas, sobretudo de leitura e escrita. O estudante imigrante precisa efetuar a matrícula nas três disciplinas, sendo uma pré-requisito para a outra. A partir do início de cada módulo, o estudante tem, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 dias para concluí-la.

Eles terão à disposição livro online, aulas expositivas, aulas de estudo de caso (resolução de exercício), atividades de comunicação e interação e atividades avaliativas. Para obter o certificado, será necessário atingir no mínimo 60% de aproveitamento em cada um dos módulos.

A capacitação representa um passaporte para que o imigrante e/ou refugiado desenvolva habilidades sociais por meio da aprendizagem do idioma brasileiro, gerando interação entre pessoas e grupos em diversos contextos e necessidades, além de proporcionar a compreensão de diferentes gêneros textuais.

“Esse curso é mais uma evidência do poder de transformação da educação. A educação abre portas para novas oportunidades e, no caso dos alunos migrantes, para recomeços de vida. Assim, cumprimos com nosso papel educacional e social”, afirma Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais da UniCesumar.

Interessados podem se inscrever pelo link https://www.universoead.com.br/portugues-para-imigrantes. Mais informações no site https://www.unicesumar.edu.br/home/.

Em Caxias do Sul, a UniCesumar localiza-se na Rua Os Dezoito do Forte, 2.494, bairro São Pelegrino. O telefone para contato é o (54) 3537-9009 e o WhatsApp (54) 99149-5917.