Caxias do Sul 20/04/2024

Cresce a procura por iluminação para ambientes externos

“A iluminação bem feita é como pintar um quadro”, salienta o empresário Paulo Magnani, ao atribuir maior valorização de jardins e terraços à temporada primavera-verão e ao efeito pandemia
Produzido por Silvana Toazza, 05/11/2021 às 17:39:48
Cresce a procura por iluminação para ambientes externos
Luminárias e refletores conferem toque artístico aos cenários noturnos
Foto: Paulo Magnani

Com a proximidade do Natal, o efeito da iluminação noturna ganha contornos lúdicos e atraentes. Além das tradicionais lâmpadas de Papai Noel, que dão cor e vida a prédios, sacadas e jardins, empresas que trabalham com iluminação percebem um aumento considerável na procura por diferenciais que transformem ambientes externos em cenários de aproveitamento da natureza à noite.

Na Magnani Luz e Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Torres, a temporada primavera-verão se consolida como um momento reluzente para investir em luz, sombra e silhuetas, enaltecendo árvores, piscinas e outros aspectos interessantes. Na empresa, profissionais capacitados, ao lado de arquitetos, orientam clientes com novidades que conferem exuberância a sacadas, jardins, hortas, terraços e áreas de lazer em casas de veraneio.

Natureza e elementos externos são valorizados (foto: Paulo Magnani)

A busca por projetos luminotécnicos para valorizar os ambientes externos e aproveitá-los como refúgio de tranquilidade durante a estação quente faz os negócios neste filão duplicarem no último trimestre do ano, ganhando ainda mais evidência nas moradias de praia, embora a Serra Gaúcha tenha mudado bastante a percepção de utilização de espaços abertos recentemente. É a ocasião oportuna também para enaltecer muros e fachadas de prédios e casas, criando contextos instigantes à sensibilidade.

“A iluminação bem feita é como pintar um quadro. É possível transformar um ambiente à noite, através da luz, sombra, textura e silhueta, simulando um espaço quente ou frio e despertando sentimentos. Você escolhe o que evidenciar e o que anular. É um movimento de arte”, sintetiza, de forma metafórica, Paulo Magnani, diretor geral da empresa que leva seu sobrenome, acostumado a criar cenários belíssimos junto à natureza em sua casa de veraneio e a indicar opções criativas a amigos e clientes.

O executivo acredita que a grande procura por iluminação externa, inclusive por parte de restaurantes, espaços para eventos, empreendimentos turísticos e templos religiosos, está ligada também ao reflexo da pandemia. Com a Covid-19, acredita Magnani, as pessoas passaram a cuidar mais de si e a buscar qualidade de vida em seus lares, propiciando reencontros em espaços aconchegantes e abertos, que tornam-se mais seguros, após meses de isolamento.

Montagem evidencia diferença do mesmo ambiente de dia e à noite (crédito: Mauro Martins)

Nesse sentido, a indústria também se encarrega de abastecer o setor com uma infinidade de opções de refletores e luminárias, inclusive com a possibilidade de serem acopladas a plantas sem que prejudiquem seu desenvolvimento e respeitando os movimentos da natureza. Já há, inclusive, lâmpadas capazes de acelerar o crescimento de plantas, flores e temperos. E outras que simulam a luz natural da região geográfica, por meio de tecnologia e GPS.

Paulo Magnani complementa que as possibilidades oferecidas pelo LED, como durabilidade, versatilidade e baixo consumo, ao lado da sustentabilidade trazida pela energia solar, também estimulam os projetos de convívio em áreas externas, um mercado com potencial de expansão acentuada, aliando qualidade de vida, claridade e beleza visual para curtir a noite.

Magnani Luz e Energia

Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina

Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro

Acesse www.magnani.com.br

Telefone: (54) 4009-5255