Caxias do Sul 26/04/2024

Coronavírus não assusta frequentadores da Praça Dante

Apesar das orientações da OMS para manter uma distância interpessoal mínima de um metro e meio, bancos da Praça seguem lotados de usuários
Produzido por redação, 18/03/2020 às 16:18:12
Coronavírus não assusta frequentadores da Praça Dante
Foto: Marcos Fernando Kirst

As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do coronavírus são bem claras no que se refere a evitar aglomerações de pessoas tanto em espaços fechados quanto ao ar livre. Manter uma distância segura de pelo menos um metro e meio uns dos outros é outra dica vital para evitar a contaminação.

Como o vírus se transmite pelo ar, pelo contato direto com infectados e pelo toque em áreas contaminadas, a sugestão (e o bom senso) é de que as pessoas, em especial aquelas integrantes dos grupos de risco, permaneçam em casa durante o período considerado crítico.

Integrantes da chamada terceira idade (pessoas acima de 60 anos) são um dos principais grupos de risco. No entanto, o temor do contágio parece passar longe de parte dos habituais frequentadores dos bancos da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul.

Na tarde desta quarta-feira (18), cada centímetro de todos os bancos do logradouro central da cidade era disputado por destemidos senhores que seguem conversando, trocando reminiscências e contando piadas, pertinho uns dos outros, ombro a ombro, lado a lado, espremendo-se entre dois e até três em cada banco. A distância mínima entre um e outro não ultrapassa alguns poucos centímetros. Ali, o coronavírus parece não assustar ninguém. Por enquanto, pelo menos...