Caxias do Sul 25/04/2024

Conheça os 10 principais destinos externos dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves

Em 2021, resultado das exportações do setor moveleiro foi o mais expressivo desde 2009
Produzido por Silvana Toazza, 25/01/2022 às 10:59:34
Conheça os 10 principais destinos externos dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves
Volume exportado foi 57,9% superior a 2020
Foto: Freepik

Os 10 principais destinos externos dos móveis produzidos no polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2021 foram Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita. Juntos, representaram 81,4% do total exportado. O crescimento das exportações para o Chile foi o mais expressivo, avançando 185%.

Crescendo ano a ano, o desempenho reafirma a boa aceitação internacional dos móveis produzidos na região. Velha conhecida dos empresários brasileiros, a expressão "na crise, crie" ganhou uma dimensão ainda maior desde o início da pandemia. Tanto que, a despeito da Covid-19, as exportações do segmento na região registraram a melhor performance desde 2009, movimentando US$ 75,1 milhões. O volume exportado foi 57,9% superior a 2020.

Móveis da Serra caíram no gosto internacional (foto: Carlos Ferrari)

As vendas internacionais do polo de Bento Gonçalves (incluindo os municípios Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) têm potencial de aquecimento em 2022, especialmente por conta das feiras Fimma e Movelsul, que ocorrerão em conjunto de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

"Com visitantes e compradores de outros países, o evento vai reunir excelentes oportunidades para empresas que desejam iniciar ou reforçar parcerias no mercado externo", explica o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Cleberton Ferri.

Inovação, qualidade e design são portas que se abrem para um bom desempenho externo. Posicionamento é vital às empresas em tempos de concorrência acirrada. É, sim, possível e viável acessar o mercado internacional, num momento de câmbio favorável às exportações, deixando nossos produtos mais competitivos além-fronteiras.