A caxiense Afianci Global Networking anuncia parceria com a chinesa Union Logistics e deve movimentar R$ 1 bilhão no mercado Brasil - China até o final do ano. A joint venture oferecerá estrutura de ponta para impulsionar o comércio bilateral, com 170 mil metros quadrados em diversos centros de distribuição da China e frota própria de dois mil veículos, atuando no transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário.
Dessa forma, a companhia brasileira, referência em internacionalização de negócios, e a chinesa, uma das maiores operadoras logísticas da Ásia, consolidam uma joint venture, com participação 50/50 de cada empresa. Trata-se da primeira iniciativa do setor a unir infraestrutura e gestão operacional própria em ambos os países. Com essa aliança, a Afianci assumirá a coordenação das atividades no Brasil, enquanto a Union Logistics conduzirá a execução na China.
“A união permite que empresas brasileiras tenham acesso a uma solução logística com mais controle, menor lead time (tempo de espera) e alta confiabilidade — um salto estrutural para quem depende de insumos e produtos vindos do maior parceiro comercial do Brasil”, enfatiza Radamés Parmeggiani, CEO da Afianci.
Potencial de expansão
Fruto de 18 meses de negociações, o modelo oferece uma plataforma completa de logística internacional, suporte estratégico, financiamento de operações, tecnologia e gestão integrada do início ao fim. Com mais de 300 clientes atendidos — destacando nomes como Weg e Dufrio —, a Afianci já conduziu mais de 14 mil processos e movimentou R$ 7 bilhões em transações internacionais com mais de 1 milhão de toneladas transportadas.
A médio prazo, a joint venture planeja expandir sua atuação para outros mercados na América do Sul e Sudeste Asiático, fortalecendo sua presença global, que já conta com escritórios da Afianci no Brasil, China, Hong Kong e Estados Unidos, e da forte atuação da Union na Ásia. Em complementação, Alex Xu, diretor de Negócios Internacionais da Union Logistics, ressalta: “Acreditamos que, combinando tecnologia, expertise e relacionamento, podemos construir uma ponte real entre dois dos mercados mais dinâmicos do mundo.”
A saber: com matriz em Caxias do Sul, a Afianci Global Networking atua há 12 anos com logística internacional, desembaraço aduaneiro e operações de importação, estando presente na China desde 2014, com escritórios próprios.
Fundada em 2002, a Union Logistics é uma das maiores operadoras logísticas da Ásia, com expertise em transporte multimodal e soluções de armazenamento. Atende clientes como BYD e Ford e movimenta mais de 1 milhão de m³ de carga por ano.