Caxias do Sul 29/04/2024

Companhia gaúcha adquirida pelas Empresas SIM muda de marca

Indústria Petroquímica do Sul, localizada em Alvorada, passa a chamar-se Vital
Produzido por Silvana Toazza, 06/09/2023 às 18:53:52
Companhia gaúcha adquirida pelas Empresas SIM muda de marca
Neco Argenta, presidente das Empresas SIM, comemora nova fase da agora Vital junto aos funcionários
Foto: Vitor Vilella

A Indústria Petroquímica do Sul (IPS), localizada em Alvorada, foi incorporada pelas Empresas SIM, com sede em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Com a mudança de mãos da companhia, muda também o posicionamento estratégico de mercado. Com isso, a IPS, uma das pioneiras na coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados do país, passa a chamar-se Vital. A mudança de nome ocorreu no dia 4 de setembro.

Anualmente, a Vital coleta 24 milhões de litros de óleo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com isso, extrai cerca de 12 milhões de litros de óleo básico — que se tornam lubrificantes automotivos, industriais e graxas. O processo envolve o recolhimento do produto em geradores de óleo usado, que pode ser retirado de motores e equipamentos. Depois, ele é reciclado para ser novamente usado.

A Vital, portanto, integra um sistema de logística reversa do chamado OLUC (Óleo Lubrificante Usados ou Contaminados), porque faz o recolhimento do produto, o rerrefina e revende. Além disso, a empresa é a única no ramo de rerrefino que possui uma fábrica de lubrificantes e graxas.

“O avanço desse negócio representa um importante impacto ambiental, já que esse óleo usado deixa de ser despejado na natureza e também evita-se a extração de petróleo”, comenta Neco Argenta, presidente das Empresas SIM.

O outro eixo de atuação da Vital será a produção e venda de ARLA 32. As Empresas SIM adquiriu recentemente uma marca nesse setor — a Arlazul, com capacidade produtiva de 2,4 milhões de litros do fluido por mês.

Vital

A IPS foi fundada em 1961, o que a coloca entre as pioneiras na coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados. Instalada em Alvorada (RS), é uma das maiores empresas do país no ramo de Coletora e Rerrefinadora. Adquirida pelas Empresas SIM no primeiro semestre de 2023, a fábrica tem hoje cerca de 200 funcionários.

Empresas SIM

As Empresas SIM, grupo fundado pelos irmãos Neco e Deunir Argenta, em Flores da Cunha, possui mais de 170 postos de combustíveis no país. O grupo é composto por nove empresas: SIM Rede de Postos, SIM Distribuidora de. Combustíveis, Querodiesel, SIM Lubrificantes, Charrua, A27 Bank, SIM Digital, Vital e SIM Aviação.

Leia mais sobre esse tema:

SIM anuncia a aquisição da Indústria Petroquímica do Sul