Caxias do Sul 19/04/2024

Como uma empresa caxiense avança no país mais populoso do mundo

Companhia projeta crescimento de 25% no mercado de autopeças da Índia em 2024
Produzido por Silvana Toazza, 27/03/2024 às 09:28:47
Como uma empresa caxiense avança no país mais populoso do mundo
Unidade da empresa na Índia
Foto: Frasle Mobility, Divulgação

Completando cinco anos de operações no país mais populoso do mundo, a Frasle Mobility projeta ampliar a produção de autopeças na Índia em 25% em 2024. A companhia caxiense está presente no país asiático por meio de uma joint-venture com a fabricante local ASK Automotive. Com unidade fabril na região de Manesar, são fabricadas linhas de produtos para veículos comerciais - leia-se pastilhas e lonas de freio sob a marca Fras-le.

A ASK Fras-le Friction, como a planta fabril é chamada, representa uma parceria estratégica fundamental para a Frasle Mobility por permitir a produção na Índia de autopeças para caminhões e ônibus, adequadas para atender especificidades regionais. Além disso, funciona como um hub para exportação dos produtos para mais de 100 países. Entre os diferenciais da unidade, em relação a outras operações ao redor do mundo, está um laboratório de desenvolvimento e testes, que possibilita a caracterização dos componentes fabricados conforme as normas e requisitos do mercado local.

A estimativa em vendas da ASK Fras-le Friction alcança 20% da fatia de mercado OEM (equipamento original), considerando o fornecimento de lonas Fras-le. Já a estimativa total de produção, incluindo o segmento de reposição indiano e exportações, é de 9,37 milhões de lonas de freio e aproximadamente 180 mil pastilhas de freio comerciais disponíveis em 2024.



"É um mercado estratégico para a nossa atuação naquela região, com grande potencial de crescimento interno, em especial nas linhas de pastilhas, e também de exportação para outros mercados globais em lonas de freio", destaca o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

A saber: ao longo dos cinco anos de operação, a unidade indiana já registra a fabricação e comercialização de 34 milhões de lonas de freio e de 700 mil pastilhas de freio para veículos comerciais.