Caxias do Sul 05/08/2020

Cervejaria investe R$ 500 mil em complexo interativo de visitação

Mirando na retomada do turismo, projeto arrojado pretende transformar-se em parada obrigatória para os amantes de cerveja de todo o país
Produzido por Silvana Toazza, 25/07/2020 às 17:09:43
Cervejaria investe R$ 500 mil em complexo interativo de visitação
O turista será convidado a fazer um tour por 300 metros quadrados recheados de histórias
Foto: That Design Company, reprodução

Tempo de pandemia significa pausa nos negócios. Nem sempre e não para todos. Há quem tenha se desafiado a ressignificar os empreendimentos e a criar atrativos sabendo que o mercado será retomado com força ali na frente no pós-pandemia.

É o caso da Cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, que deu a largada em julho às obras do que considera o mais arrojado projeto de sua história, com foco no potencial turístico da Região das Hortênsias. Trata-se do Experiência Edelbrau, complexo interativo de visitação que conjugará a essência da marca e do universo da cerveja artesanal.

A cervejaria pretende transformar o empreendimento, com inauguração prevista para outubro de 2020, em referência nacional e ponto de visitação obrigatório para os amantes de cerveja de todo o país e até de fora.

A iniciativa receberá financiamento de R$ 500 mil, em linha de crédito especial para iniciativas de turismo concedida pela Sicredi Pioneira, também de Nova Petrópolis. O projeto e execução estão a cargo da Gampi Casa Criativa e That Design Company.

O turista será convidado a fazer um tour por 300 metros quadrados totalmente interativos e recheados de histórias, evidenciando que elaborar cervejas é um ofício que extrapola o conhecimento técnico. O visitante circulará por espaços temáticos, mergulhando em uma jornada que passa pela magia alquimista da fábrica, navega pelas raízes da cultura local por meio do resgate de elementos ligados ao processo de fabricação da cerveja, e culmina com experiências sensoriais que remetem a marcas registradas da Edelbrau: sustentabilidade, diversão e colaboração, detalha Fernando Maldaner, sócio da cervejaria.

“E é claro que, para fechar com chave de ouro, não poderia faltar o momento de degustação de uma ampla variedade de cervejas artesanais", complementa o empresário.

Ele faz suspense sobre os detalhes do projeto, pois não quer tirar o impacto da novidade, para que cada etapa da experiência traga uma nova descoberta para o visitante, mas dá algumas pistas:

“Não é um museu, não é um cinema, não é um pub; é um conceito diferente, um lugar sem igual, que vai agradar desde a pessoa que entra só pra olhar até aquela mais curiosa e engajada, que gosta de interagir com tudo, mexer nas coisas e mergulhar em novas experiências. Estamos reservando algumas surpresas para o momento da visita”, destaca Maldaner.

Retomada turística

Além de transmitir a essência da marca Edelbrau, o projeto ajudará na retomada do turismo de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e outras cidades da Serra, setor duramente prejudicado pela pandemia.

"Demos os primeiros passos em relação a esse projeto ainda em 2019, quando cogitamos em reformular o espaço de visitação atual, mas logo percebemos o potencial de ampliá-lo e transformá-lo em um verdadeiro atrativo turístico. A perspectiva de que, de alguma forma, poderemos contribuir para movimentar a economia local nos deixa muito animados", avalia Samuel Zang, que também é sócio da marca.