Caxias do Sul 24/04/2024

Caxias do Sul atinge 100% de lotação dos leitos de UTI pelo SUS

Em transmissão pela internet, prefeito Adiló Didomenico disse que "estamos vivendo o pior momento da pandemia desde março do ano passado" e promete rigor na fiscalização
Produzido por redação, 23/02/2021 às 10:11:08
Caxias do Sul atinge 100% de lotação dos leitos de UTI pelo SUS
Diretor de fiscalização, Rodrigo Lazarotto, acompanhou prefeito durante a live
Foto: João Pedro Bressan

Ao iniciar a transmissão online na manhã desta terça-feira à imprensa, para falar sobre a primeira vez em que a Serra é classificada em bandeira preta no modelo de distanciamento controlado, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, mostrou preocupação com um fato alarmante. Caxias do Sul atingiu na manhã desta terça-feira (23/02) a lotação de 100% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso demonstra a gravidade do cenário de contaminação pela Covid-19, o que exige o endurecimento das regras para inibir a propagação pelo vírus.

"Estamos vivendo o pior momento da pandemia desde março do ano passado", alertou o prefeito, referindo-se ao início do combate ao vírus na região.

O índice de ocupação dos leitos de UTI pelo SUS na cidade se altera de forma dinâmica e, após a lotação máxima de manhã, recuou, e na tarde desta terça-feira estava em 95%, percentual ainda muito preocupante, denotando esgotamento da capacidade e esforço para a reposição de leitos.

Didomenico informou que, se a situação de Caxias do Sul melhorar para a bandeira laranja, as aulas presenciais gerais podem retornar no dia 15 de março. E pede a colaboração da população para que saíamos desse cenário de bandeira preta e, também, para evitar multas e autuações. Prometeu que será intensificada a fiscalização nos mercados, coibindo a entrada de grupos. Só uma pessoa por família será liberada para as compras.

"O foco é preservar a vida das pessoas e proteger também a vida econômica da cidade", expressou, acrescentando que as equipes de saúde estão no grau máximo de estresse e cansaço. São 34 fiscais em ação hoje na cidade.

Seguindo o protocolo para bandeira preta do governo gaúcho, a prefeitura de Caxias do Sul publicou nesta terça-feira (23/02) a atualização do decreto municipal para o enfrentamento à Covid-19, com novas restrições. Confira as regras AQUI