Caxias do Sul 29/03/2024

Carnaval no RS com 16 bandeiras na cor vermelha e apenas cinco laranja

Mapa preliminar reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus
Produzido por redação, 12/02/2021 às 18:27:43
Carnaval no RS com 16 bandeiras na cor vermelha e apenas cinco laranja
Foto: divulgação

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (12/02), traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja. Na última semana, eram 13 regiões na cor vermelha e oito na laranja. A região de Caxias do Sul se mantém na bandeira laranja há mais de um mês. A cidade contabiliza até o momento 416 óbitos pela doença.

No entanto, o novo Boletim Genômico sobre as cepas de coronavírus no Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso da linhagem P1 no Rio Grande do Sul. O caso foi notificado em um morador de 88 anos da região da Serra, que apresentou os primeiros sintomas da doença no final de janeiro. O P1 é uma variante da Covid-19, que tem como característica já conhecida a maior capacidade de transmissão, ou seja, transmite mais rapidamente o vírus de uma pessoa para outra.

O resultado do mapa preliminar reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no Estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também alerta sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (+23%), o aumento nos registros de hospitalização (+32%) e também no número de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%). Na 41º semana do modelo de Distanciamento Controlado, houve leve aumento no número total de leitos de UTI ocupados.

Com o feriado de Carnaval, o Gabinete de Crise conclama os gaúchos para que sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitando aglomerações e usando de forma obrigatória máscara em todas as bandeiras.

“A segurança pública do Estado, em conjunto com os municípios, está pronta para agir de maneira preventiva, evitando aglomerações e festas clandestinas. Mas precisamos que a sociedade gaúcha contribua e siga tomando todos os cuidados necessários”, frisou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

A saber: as festas de Carnaval estão proibidas, por não atenderem aos protocolos mínimos de segurança sanitária.

Conforme com o mapa preliminar da 41ª rodada, 378 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,6 milhões de habitantes, o que corresponde a 76% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes). Desses, 164 municípios (703,8 mil habitantes, 6,2% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Curiosidade: As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (214), Caxias do Sul (151), Passo Fundo (93), Novo Hamburgo (72), Santo Ângelo (71) e Canoas (68).

RESUMO DA 41ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (5)

LARANJA > VERMELHA
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (14)

LARANJA (3)
Bagé (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

VERMELHA (11)
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santo ngelo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

Regiões que apresentaram melhora (2)

VERMELHA > LARANJA
Ijuí (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)