Caxias do Sul 27/04/2024

Campanha na internet de conexão Itália-Brasil busca amenizar riscos de isolamento social

Projeto entre caxiense e brasileira que mora na Itália estimula uso de recursos tecnológicos e da criatividade para enfrentar a reclusão
Produzido por Silvana Toazza, 23/03/2020 às 12:19:00
Campanha na internet de conexão Itália-Brasil busca amenizar riscos de isolamento social
Fabiana Zanella Fachinelli, de Caxias, compartilha seu conhecimento a favor deste projeto coletivo
Foto: Fabiana Zanella Fachinelli

Em épocas de crise na saúde, de incertezas e de isolamento social, as ações individuais com olhar no coletivo ajudam a aplacar a ansiedade, garantem a integração de conhecimento e o convívio virtual. Com esse pensamento na cabeça e conhecimento de informática nas mãos, a professora caxiense Fabiana Zanella Fachinelli - estudante de italiano - não se acomoda diante da apreensão causada pelo coronavírus.

Quer ajudar. Quer fazer a sua parte. Buscou parceria na Itália com a brasileira (natural de Fortaleza-Ceará) Sandra Bandeira Nolli, moradora da Lombardia, uma das regiões mais afetadas pela doença, onde perdeu muitos amigos. Sandra é a idealizadora do portal Conexão Itália x Brasil. Do lado de cá do oceano, Fabiana tinha a preocupação de levar o conhecimento de informática ao público que quisesse aprender.

- Pensei o que eu poderia fazer para os meus alunos, vídeoaula, edição de vídeo, de foto, elaboração de poesias, para ajudá-los a ficar em casa, com informática educativa. Mas também veio a ideia de ampliar esse conteúdo para outras pessoas – explica a moradora de Caxias.

Foi dessa forma que nasce nas redes sociais a campanha bilíngue (português e italiano) #EU FICO EM CASA PORQUE TE AMO/ IO RESTO A CASA PERCHÉ TI AMO, para conscientizar as pessoas sobre a importância de não saírem de seus lares, com enfoque ainda maior na terceira idade, pois esse público configura a maior linha de risco.

“A intenção é propor iniciativas para enfrentar essa triste fase com consciência e sabedoria. Haverá inicialmente participação de italianos e brasileiros. Depois avançamos”, justificam.

Por meio da campanha, o público é instigado a criar slogans, tags, hashtags, cartazinhos, vídeos, posts, stories com os temas: ficar em casa, mensagens positivas para este momento, frases engraçadas e bem humoradas, frases ou palavras de apoio, enfim, tudo o que puder contribuir com o momento delicado em que vivemos.

“Durante os dias que virão, vamos descobrir talentos e desenvolver poesia, rima, vídeos com música, textos. Faremos vídeos ensinando a usar editor de fotos e mensagens, editor de vídeos, stories, status do whatsapp”, informam na campanha.

Também autora da obra Brixia Brasile in Versi (um livro histórico poético), Sandra Bandeira Nolli também fará podcasts, entrevistas e enviará conteúdo, posts, vídeos, ideias de todo seu aprendizado na Itália. "Vamos aprender e nos reinventar juntos", é o que propõe a dupla.



Lançada no Facebook, as idealizadoras do projeto de conexão pedem para que o público envie seus "feitos" nos comentários do Facebook, messenger, direct do instagram, whatsapp, entre outros, para que sejam divulgados e inspirem outras pessoas a enfrentar com mais leveza esse período de interrogações.

Se engaje nessa corrente do bem e acesse os links:

Do Facebook da Fabiana Zanella Fachinelli:

www.facebook.com/fabiana.fachinelli

Do portal na Itália:

portalconexao.alboompro.com/post.php?id=39012