Caxias do Sul 24/04/2024

Bandeiras VERMELHA e LARANJA dividem o Estado

Mapa preliminar da 39ª rodada indica 11 regiões em vermelho e 10 em laranja
Produzido por redação, 29/01/2021 às 18:03:05
Bandeiras VERMELHA e LARANJA dividem o Estado
Foto: reprodução

O mapa preliminar da 39ª rodada do Distanciamento Controlado indica 11 regiões em vermelho e 10 em laranja para o risco de contaminação por coronavírus. Ou seja, o Estado ficou dividido. A região de Caxias do Sul permanece em laranja. Na cidade, são 393 óbitos por Covid-19 até esta sexta-feira (29/01).

No entanto, o momento é de cautela porque ainda há alto risco na maior parte do Estado para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus. O que ocorreu é que a leve melhora em indicadores monitorados pelo sistema de análise de dados se refletiu no aumento de regiões em bandeira laranja. Dessa forma, das quatro regiões em laranja na rodada anterior, o Rio Grande do Sul passou para dez agora. As outras 11 regiões ficaram em vermelho. E, mais uma vez, não há bandeiras amarelas (risco baixo) ou pretas (risco altíssimo).

Nesta rodada, os principais indicadores que registraram alteração foram o número de pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).

A despeito desses dados que apontam recuo, as cores do mapa preliminar continuam refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul. Há uma preocupação do governo em especial com as próximas datas comemorativas – 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval –, que costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos.

O Gabinete de Crise está avaliando as sugestões debatidas durante reuniões entre o governador Eduardo Leite e líderes religiosos na manhã desta sexta (29/1), no Palácio Piratini. Para reforçar as medidas de prevenção, principalmente evitar aglomerações, não está descartada uma atualização do decreto do Distanciamento Controlado, com novos protocolos.

Além disso, o governador vem chamando a atenção para o fato de que a vacinação, além de atingir uma parcela ainda pequena da população gaúcha – 145 mil doses das 551,2 mil recebidas foram aplicadas até agora –, o efeito da imunização deverá levar tempo para ocorrer.

“A trajetória de redução de casos e internações no Estado só vai ser alcançada com a colaboração de todos, ajudando no distanciamento social, uso de máscara, higienização constante e evitando aglomerações. A vacinação será fundamental, mas levará tempo até que atinja um percentual da população capaz de gerar imunização. Portanto, o vírus seguirá circulando, e os cuidados precisam permanecer, para garantirmos com o comportamento da população o melhor antídoto”, afirmou Leite, em transmissão ao vivo para atualização do combate à pandemia no RS na quinta-feira (28/1).

Caso a classificação prévia seja mantida, uma vez que ainda cabem recursos, as nove regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Uruguaiana e Santa Maria, que não aderiram à cogestão, estão em vermelho e, se não houver reversão, devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

As nove regiões classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais. Guaíba, que não aderiu, deve seguir os protocolos estaduais de bandeira laranja.

Curiosidade: as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos 7 dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (196), Caxias do Sul (153), Passo Fundo (76), Canoas (52) e Santo Ângelo (51).


RESUMO DA 39ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (1)
LARANJA > VERMELHA
Cachoeira do Sul (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (13)
LARANJA (3)
Bagé (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

VERMELHA (10)
Capão da Canoa (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana

Regiões que apresentaram melhora (7)
LARANJA
Canoas (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Taquara (em cogestão)