Caxias do Sul 26/04/2024

BANDEIRA VERMELHA de volta à região de Caxias do Sul

Anúncio preliminar foi feito pelo governador Eduardo Leite no início da noite desta sexta-feira
Produzido por redação, 10/07/2020 às 18:14:20
BANDEIRA VERMELHA de volta à região de Caxias do Sul
Mapa preliminar divulgado nesta sexta
Foto: reprodução

Na décima rodada do mapa preliminar de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul, divulgada na noite desta sexta-feira (10), a região de Caxias do Sul sofreu novo baque: voltou novamente à bandeira vermelha, em função da piora dos indicadores. Isso denota risco alto para o cenário de contágio da doença e ocupação hospitalar, suspendendo as atividades do comércio não essencial. Com isso, o Rio Grande do Sul chega a 15 regiões com bandeira vermelha, abrangendo 84,2% da população gaúcha, mas ainda cabem argumentações.

Como de praxe semanal, os 49 municípios da região têm até domingo para apresentar recursos junto ao governador, que os submeterá à apreciação do Gabinete de Crise na segunda-feira, mesmo dia em que Eduardo Leite anunciará as bandeiras definitivas que passam a valer na terça-feira para o Estado.

Na últimas duas semanas, a Serra também tinha voltado a ingressar na bandeira vermelha, mas a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) apresentou recursos e conseguiu, em ambas as vezes, reverter a decisão, garantindo que o comércio não essencial pudesse continuar atendendo, seguindo as regras de distanciamento e redução do contingente de trabalhadores.

A saber: novo decreto do prefeito de Caxias, Flavio Cassina, publicado na quinta-feira (9), permite somente o acesso individual de pessoas em supermercados, proibindo o ingresso de familiares e acompanhantes, salvo casos imprescindíveis, evitando aglomerações em função da pandemia de coronavírus. A prefeitura também voltou atrás no decreto que fechava o setor de supermercados aos domingos, ao identificar movimento muito intenso nos dois últimos sábados. Shoppings permanecem fechados aos domingos.

CONFIRA OS 49 MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A REGIÃO DE CAXIAS DO SUL:

Alto Feliz
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Boa Vista do Sul
Bom Jesus
Bom Princípio
Campestre da Serra
Canela
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Coronel Pilar
Cotiporã
Esmeralda
Fagundes Varela
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guabiju
Guaporé
Ipê
Jaquirana
Linha Nova
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul
Muitos Capões
Nova Araçá
Nova Bassano
Nova Pádua
Nova Petrópolis
Nova Prata
Nova Roma do Sul
Paraí
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa Tereza
São Jorge
São José dos Ausentes
São Marcos
São Vendelino
União da Serra
Vacaria
Vale Real
Veranópolis
Vila Flores
Vista Alegre do Prata