Caxias do Sul 26/04/2024

BANDEIRA AMARELA retorna ao mapa gaúcho

Há mais de três meses Estado não apontava regiões em risco baixo para a Covid-19
Produzido por redação, 09/10/2020 às 18:06:04
BANDEIRA AMARELA retorna ao mapa gaúcho
Foto: DIVULGAÇÃO

Depois de apresentar uma região em bandeira vermelha e as demais em laranja, na última semana, o mapa preliminar da 23ª rodada do Distanciamento Controlado traz nesta semana uma novidade: a bandeira amarela voltou a colorir o Estado. Desde o final de junho, ou seja, há mais de três meses, regiões do Estado não eram classificadas com risco baixo para a Covid-19.

A última vez em que isso havia ocorrido foi na oitava rodada, entre 30 de junho e 6 de julho. No mapa preliminar da 23ª semana do modelo de Distanciamento Controlado, divulgada nesta sexta-feira (9/10), o Estado só apresenta bandeira amarela e laranja (risco epidemiológico médio).

As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas são as três que registraram melhora e passaram para bandeira amarela. As outras 18 regiões, incluindo Caxias do Sul, seguem classificadas como bandeira laranja. Designada em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) na 22ª rodada, a região de Santa Maria apresentou melhora de indicadores e retorna à bandeira laranja nesta semana.

A melhora de indicadores tem sido verificada nas últimas três rodadas. Na 21ª, todas as 21 regiões foram classificadas em laranja, e na 22ª, somente a região de Santa Maria ficou em bandeira vermelha. A 23ª rodada, por sua vez, traz três regiões em bandeira amarela e 18 em bandeira laranja. Dos 497 municípios gaúchos, 284 não apresentaram registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias.

No entanto, um alerta: as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (190), Caxias do Sul (73), Canoas (38), Passo Fundo (38), Novo Hamburgo (35) e Santa Maria (32).

Na Serra Gaúcha, já são 512 óbitos por Covid-19, 149 em Caxias do Sul.