Caxias do Sul 25/04/2024

Aulas da rede pública retornam só em junho, anuncia governador

Eduardo Leite apresenta estratégia de "distanciamento controlado" e cogita antecipação da rede privada de educação para maio
Produzido por Silvana Toazza, 30/04/2020 às 14:54:14
Aulas da rede pública retornam só em junho, anuncia governador
Foto: divulgação

Por SILVANA TOAZZA

Em novo pronunciamento ao vivo nesta quinta-feira (30) pela internet, o governador Eduardo Leite anunciou que, seguindo a estratégia de “distanciamento controlado”, o retorno da educação pública gaúcha será em junho. A medida envolverá escolas municipais e estaduais.

Dessa forma, o governo antecipará os 15 dias de recesso (férias) de julho para maio e os demais 15 dias serão de aulas suspensas. A intenção, dessa forma, é que as aulas da educação pública no Estado não parem mais em julho e sigam possivelmente até o mês de janeiro de 2021.

Ao longo de maio, serão reforçadas equipes de higiene e de materiais e equipamentos de saúde para garantir a volta dos estudantes com segurança aos colégios da rede pública.

O governador também afirmou que a educação privada respeitará uma série de protocolos, sendo condicionada ao novo modelo de distanciamento, mas abriu a possibilidade de retorno ainda em maio para as escolas particulares.

O novo formato de distanciamento levará em conta medidas restritivas adaptadas para 20 regiões do Estado, levando-se em conta nível de contágio e estrutura hospitalar de cada uma, e regras que envolvem 12 setores e 50 atividades econômicas, com a definição de bandeiras de quatro cores: amarelo, laranja, vermelho e preto.

“Estamos com o dedo no pulso e acompanhando as condições de retomada”, declarou o governador.

Os protocolos do novo modelo de distanciamento controlado estarão totalmente definidos para começar a vigorar no final da próxima semana, com adaptações semanais.

Até lá, haverá um decreto transitório para o período, que entrará em vigor nesta sexta-feira. Entre as novidades estão restrições especiais de abertura para o comércio em cidades como Passo Fundo e Lajeado, mais impactadas pelo coronavírus, e a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público do RS.