Caxias do Sul 27/04/2024

Artesã da Serra que utiliza cristais de vinho para confecção de joias é premiada na Expointer

Integrante da 4ª geração de cooperados da Vinícola Aurora foi reconhecida com a distinção Elas no Agro pela Federasul
Produzido por Silvana Toazza, 02/09/2022 às 14:17:26
Artesã da Serra que utiliza cristais de vinho para confecção de joias é premiada na Expointer
Patrícia Pedrotti recebeu o prêmio Elas no Agro, na Expointer
Foto: Rosi Boni

Bisneta de viticultores que ajudaram a fundar a Cooperativa Vinícola Aurora, em 1931, a artesã e designer de joias Patrícia Pedrotti foi agraciada com o prêmio Elas no Agro pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) durante a Expointer, em Esteio. Idealizadora da Enojoias, ela utiliza cristais de vinho para confecção de joias em Bento Gonçalves.

Integrante da 4ª geração de cooperados, a artesã e designer de joias subiu ao palco representando muito mais do que seu próprio empreendimento. O reconhecimento à Enojoias, na sexta edição da distinção, é a valorização do cooperativismo e do empreendedorismo feminino como forma de diversificar a produção e ampliar a renda das famílias.

A Enojoias é uma marca de joias que utiliza cristais de bitartarato de potássio formados durante o processo de armazenamento dos vinhos nas pipas de madeira. É considerada a primeira e única marca de joias do mundo que usa os "diamantes do vinho" para a elaboração das peças.

Patrícia conta que o projeto inicial era apenas fazer uma exposição para mostrar a riqueza dos materiais. O sucesso foi tanto que a Aurora resolveu abraçar a ideia e abrir um espaço para a venda na loja da Associação dos Artesãos Aurora.

“Sou filha de viticultor, cresci em meios às vinhas de Tuiuty, interior da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Desde o início da faculdade de Design, sempre tive o desejo de unir o design e algo relacionado à uva, mas nenhuma das minhas ideias era realmente uma ‘grande ideia’. Então, depois de uma década, veio o insight: ‘Vou desenvolver joias com os cristais de ácido tartárico, a chamada gruppola aqui no interior”, relata Patrícia.

Patrícia revela que, mesmo com o aumento da demanda, ela mantém a produção de forma artesanal, na propriedade da família. Atualmente, além loja da Associação dos Artesãos Aurora, em frente à unidade matriz da vinícola, na Rua Olavo Bilac, em Bento Gonçalves, ela comercializa as peças em outros pontos.

“A beleza das peças é ainda maior por sabermos que também traz esse lado sustentável, que é umas nossas maiores preocupações. Sustentabilidade ambiental, é claro, mas também de condições para que o viticultor agregue valor à sua propriedade, com qualificação e criatividade, como fica evidente nas peças da Enojoias”, celebra o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, o viticultor Renê Tonello.