Caxias do Sul 29/03/2024

Após o baque provocado pela pandemia, comércio caxiense confirma retomada

Varejo mostra sinais de recuperação, com aumento do número de empregos pelo quarto mês consecutivo e avanço na maioria dos segmentos
Produzido por Silvana Toazza, 15/06/2021 às 15:55:01
Após o baque provocado pela pandemia, comércio caxiense confirma retomada
Foto: Christian Silva

O abre e fecha do comércio por conta da pandemia gerou instabilidade econômica e queda nos negócios. Com o avanço das vacinas e um cenário um pouco menos turbulento, o varejo caxiense começa a respirar sem aparelhos.

Dados divulgados nesta terça-feira (15/06) pelo Termômetro de Vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias apontam que, após sucessivas quedas, o comércio local mostra sinais de recuperação e cresce 7,07% em abril em comparação a março. O avanço é ainda maior em relação ao mesmo mês do ano passado, com crescimento de 14,5%.

O levantamento, assinado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, demonstra, pelo quarto mês consecutivo, aumento no número de empregos, além de incremento no desempenho da maioria dos segmentos do varejo caxiense.

Os resultados econômicos de abril são importantes, pois envolvem o primeiro comparativo direto entre períodos de 2020 e 2021 atingidos pelos efeitos da pandemia. O assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, ressalva que o avanço deve ser relativizado em função do desempenho negativo de março, quando o comércio ficou fechado por três semanas.

“Ainda não alcançamos os resultados que pretendíamos, pois são evidentes os efeitos da pandemia e das restrições impostas para tentar controlar o avanço da doença. Mesmo assim, já é possível verificar melhoras nos comparativos mensais e nos acumulados de 12 meses e do ano. É importante ressaltar que a retomada que vinha sendo ensaiada já mostra uma tração expressiva, com maior oferta de empregos e avanço na vacinação”, destaca.

Sobre o futuro, o gerente Administrativo Financeiro da CDL de Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, mostra otimismo com os dados dos próximos meses devido ao resultado observado nas datas comemorativas de maio e junho, com o Dia das Mães e dos Namorados, com índices acima da expectativa dos próprios comerciantes.

“Observamos uma retomada nas vendas em abril que deve ter sequência nos próximos meses. Nas pesquisas de intenção de compras, temos percebido um clima melhor entre os comerciantes, impulsionado pela continuidade do funcionamento do comércio e dos serviços. É claro que para que isso ocorra precisamos continuar nos cuidando, adotando todas as medidas de controle da pandemia e também cobrando dos governos para que não tenhamos mais restrições à atividade econômica. É o que sempre defendemos: saúde e economia precisam andar juntas”, reforça.

Desempenho de segmentos do varejo caxiense em abril sobre março de 2021

Eletrodomésticos, Móveis e Bazar, crescimento de 57,49%

Implementos Agrícolas, crescimento de 18,20%

Óticas, Joalherias e Relojoarias, crescimento de 11,10%

Materiais Elétricos, crescimento de 6,96%

Material de Construção, crescimento de 6,03%

Automóveis, Caminhões e Autopeças novos, crescimento de 5,75%

Informática e Telefonia, queda de -8,86%

Vestuário, Calçados e Tecidos, crescimento de 18,10%

Livraria, Papelaria e Brinquedos, crescimento de 5,60%

Farmácias, crescimento de 5,04%

Produtos Químicos, queda de -40,04%