Caxias do Sul 27/04/2024

Após incêndio, JBS inaugura maior e mais moderno berçário de pintinhos do Brasil

Conglomerado, com atuação na Serra Gaúcha, investe R$ 135 milhões para reconstruir incubatório no Paraná
Produzido por Silvana Toazza, 14/01/2024 às 17:41:21
Após incêndio, JBS inaugura maior e mais moderno berçário de pintinhos do Brasil
Incubatório foi reconstruído em tempo recorde
Foto: JBS, divulgação

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com atuação inclusive na Serra Gaúcha, a JBS inaugura o maior e mais moderno berçário de pintinhos do Brasil. Com investimentos de R$ 135 milhões para recuperação e modernização, a planta na cidade de Rolândia, no Paraná, voltará a funcionar menos de um ano após o incêndio, ocorrido em março de 2023.

Dessa forma, a empresa retomará as operações do seu incubatório de frangos de corte, responsável por 12% dos pintos produzidos pela Seara, marca do grupo. Com previsão para entrar em operação na segunda quinzena de fevereiro, o incubatório foi reconstruído em tempo recorde, com conclusão em apenas 10 meses. Durante esse período, 200 pessoas chegaram a trabalhar nas obras. Com a retomada das atividades, a unidade contará com 155 colaboradores.

Apontado como o maior e mais tecnológico incubatório do país, o local tem capacidade de incubação de mais de 16 milhões de ovos férteis por mês, ocupando uma área de 16.314 m². Incubados em estágio único, os ovos são colocados e retirados das máquinas todos ao mesmo tempo a cada ciclo de incubação. Tecnicamente, esse processo é considerado um dos melhores, já que permite limpar e desinfetar todos os maquinários ao fim de cada procedimento, elevando o padrão de qualidade do processo.

Estrutura de ponta

O incubatório conta ainda com uma sala de controle de climatização, sistema de alarmes e monitoramento ambiental, com câmeras por toda a unidade. Além disso, foram instalados instrumentos para o controle de incêndio. O incubatório de Rolândia atenderá municípios do norte do Paraná, mais precisamente nas cidades de Campo Mourão, Santo Inácio e Jaguapitã, mas está habilitado para atender outras unidades, se houver a necessidade.

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based/à base de plantas), a companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes. No Brasil, é uma das maiores empregadoras, com 152 mil funcionários.