Caxias do Sul 02/05/2024

Apesar da possibilidade de duplicar equipe, Marcopolo mantém apenas 25% dos trabalhadores na próxima semana

Empresa já estava preparada internamente para atuar com um quarto do pessoal e ainda avalia a duplicação do contingente
Produzido por Silvana Toazza, 17/04/2020 às 17:10:17
Apesar da possibilidade de duplicar equipe, Marcopolo mantém apenas 25% dos trabalhadores na próxima semana
Trabalhadores retornaram nesta semana com a utilização de máscaras e outras medidas de proteção
Foto: Gelson Mello da Costa

Embora novo decreto publicado pela prefeitura de Caxias do Sul na noite de quinta-feira (16) tenha liberado em 50% o contingente de trabalhadores na indústria a partir da próxima segunda-feira, duplicando o percentual atual de 25%, grandes empresas ainda estão se adaptando às novas regras de flexibilização no combate ao coronavírus.

A Marcopolo, por exemplo, já confirmou que manterá na próxima semana 25% da força de trabalho, seguindo o modelo adotado nesta semana, a primeira após as férias coletivas de 20 dias. Com isso, estima-se que 2,3 mil pessoas dos 8 mil trabalhadores permaneçam na ativa em Caxias do Sul.

A empresa confirma que havia se programado internamente para atuar com 25% da equipe na próxima semana, sendo que o retorno com 50% da mão de obra ainda está sendo analisado.

Ocorre que a fabricante de ônibus já estava organizada dessa forma para a próxima semana, levando em conta que há feriado e que as equipes foram distribuídas em dois turnos, parte em home office, e os que não foram escalados para trabalhar estão tendo flexibilização de salários. Significa que, do tempo não trabalhado, 50% do valor será descontado proporcionalmente dos salários e a outra metade a empresa cobrirá.

Em muitos setores na Marcopolo também houve revezamento, para que alguns pudessem trabalhar nesta semana e outros na próxima, dividindo as perdas de salários e não penalizando os mesmos profissionais.

Além da questão do contingente de trabalhadores, a Marcopolo depende do fornecimento de chassis para encarroçar os ônibus e de peças/componentes, e ainda torce para que o mercado de operadores de transporte coletivo não refreie os pedidos por conta do cenário de incertezas.

Empresas Randon em feriadão

Nas Empresas Randon, que empregam 8,5 mil trabalhadores em Caxias, a medida da prefeitura de Caxias do Sul que permite ampliar de 25% para 50% o percentual de funcionários na indústria ainda está em análise.

"A companhia não vai operar na segunda e na terça-feira, 20 e 21 de abril, em razão do feriado, com o retorno do trabalho na quarta-feira, 22 de abril", informou o conglomerado de implementos rodoviários, em resposta da assessoria de imprensa ao questionamento do site.