Caxias do Sul 25/04/2024

Apenas uma região em bandeira laranja: CAXIAS DO SUL

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado ficou quase todo vermelho
Produzido por redação, 15/01/2021 às 18:03:35
Apenas uma região em bandeira laranja: CAXIAS DO SUL
Foto: reprodução

A 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado expõe o cenário de alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado nesta sexta-feira (15/1), ficou quase todo vermelho.

Das 21 regiões, apenas uma recebeu bandeira laranja: Caxias do Sul. As demais foram classificadas em bandeira vermelha, com alto risco epidemiológico. Em Caxias do Sul, até esta sexta-feira, já são 369 óbitos em decorrência do coronavírus. O Sindilojas Caxias informa que, com essa definição, a abertura do comércio segue sendo permitida com 50% dos funcionários.

A região da Serra tem sua bandeira alterada de vermelha para laranja pela amenização expressiva de indicadores. Destaca-se a redução no número de óbitos nos últimos sete dias, de 68 para 50 casos. Hospitalizações confirmadas por Covid-19 na região registraram queda de 25% (de 259 para 194). Além disso, houve diminuição de pacientes internados em UTI e em leitos clínicos.

No geral, no Estado, um dos piores indicadores é o número de óbitos por Covid-19, que aumentou 18% entre as duas últimas quintas-feiras (de 421 para 497), o que justifica 20 regiões em bandeira vermelha. Mesmo com a expansão da rede de atendimento iniciada pelo governo do Estado em hospitais e municípios, devido ao aumento dos internados por outras causas, houve pequena elevação, nesta semana, no número total de leitos de UTI ocupados.

A equipe responsável pelo levantamento e monitoramento de dados do Distanciamento Controlado chama a atenção para o elevado crescimento de novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias, por local de residência, em algumas regiões. Em Taquara, o número de internações subiu, passando de 14 para 21 (50%); Santo Ângelo teve aumento de 12,7%; Guaíba de 10,7%; Pelotas, 10,7%; Cruz Alta, 7,1%; Santa Rosa, 6,7%; e Novo Hamburgo, 3,9%.

O Gabinete de Crise reforça que os protocolos específicos para cada bandeira não eliminam a necessidade de cumprimento das medidas obrigatórias previstas no Distanciamento Controlado e que devem ser respeitadas em todas as bandeiras, entre as quais o uso de máscaras, distanciamento mínimo obrigatório e evitar aglomerações, além da higienização pessoal e de ambientes.