Caxias do Sul 19/04/2024

81,4% dos comerciantes da Serra acreditam em crescimento no 1º semestre

Pesquisa do Sindilojas Caxias aponta confiança na retomada e busca soluções para as empresas virarem a chave em 2021
Produzido por redação, 04/02/2021 às 14:18:59
81,4% dos comerciantes da Serra acreditam em crescimento no 1º semestre
Foto: Silvana Toazza

O cenário de instabilidade econômica por conta da pandemia não esfriou os ânimos dos lojistas, que acreditam em dias melhores. Pesquisa encabeçada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias, de 21 de janeiro a 2 de fevereiro, com a participação de 114 comerciantes da Serra, traz otimismo.

Tanto que 81,4% dos empresários ouvidos acreditam em crescimento nos seis primeiros meses de 2021, um indício de que a retomada dos negócios está em curso.

Ao comparar as vendas de 2020 com as de 2019, 70,2% afirmaram que as receitas diminuíram, em média, de 21% a 30%, algo previsto por conta do abre e fecha das lojas e da insegurança no mercado. Já em relação a dezembro, só pouco mais da metade dos entrevistados identificou baixa nas vendas.

Como subverter as dificuldades e virar a chave em 2021? As variáveis são muitas e dependem de cada loja e setor, mas 34,5% dos empresários apontam que vão precisar de ajuda do governo para obter capital de giro. Apenas 15% acreditam que a solução estaria na manutenção/prorrogação do programa de auxílio emergencial como forma de atendimento às necessidades da população e consequente fomento para o setor econômico.

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, afirma que o resultado da pesquisa retrata a realidade que os comerciantes enfrentaram no ano de 2020 quando os esforços se concentraram em manter as portas abertas:

"Foi um desafio para todos os comerciantes, mas especialmente, para nós, do Sindilojas Caxias, representantes legais do comércio, que atuamos na linha de frente junto ao poder público para garantir o atendimento dos clientes durante a pandemia, independentemente de bandeira", destaca a empresária do ramo da moda.