Caxias do Sul 11/05/2024

56% das pequenas empresas gaúchas investiram em soluções digitais na pandemia

Pesquisa do Sebrae RS aponta que trabalho híbrido ainda é realidade para 42% dos pequenos negócios
Produzido por Silvana Toazza, 23/03/2022 às 09:09:16
56% das pequenas empresas gaúchas investiram em soluções digitais na pandemia
Foto: Freepik

A pandemia virou a chave para a aceleração digital, que tornou-se realidade para mais da metade (56%) das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado. Os desafios impostos pela Covid-19 forçaram a migração para tecnologias e soluções digitais, em sintonia com a mudança de comportamento dos consumidores, aponta a 20ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae RS).

Novas demandas surgiram e o mercado precisou se adaptar. Muitas mudanças vieram para ficar, consolidando-se como oportunidades. As áreas mais impactadas pela digitalização dos negócios foram: atendimento ao cliente e vendas (67%), marketing e divulgação (62%), gestão (29%) e relacionamento com fornecedores (24%). Além disso, o modelo de trabalho híbrido é realidade atual para 42% das MPEs gaúchas, ao passo que 5% atuam de forma remota e 53% no modelo presencial tradicional.

Entre os entrevistados, o estudo indicou que uma em cada três empresas (31%) são nativas digitais, ou seja, têm o seu negócio baseado em novas tecnologias e recursos digitais, tanto no que diz respeito à sua estratégia quanto à operação.

"A digitalização dos negócios já deixou de ser uma tendência, como observado antes da pandemia, e se tornou uma necessidade indesviável para as empresas permanecerem relevantes junto aos seus clientes, e competitivas nos seus mercados de atuação", resume o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

O principal desafio, agora, está na adaptação das estruturas das empresas a essa realidade, aponta.

"A transformação digital é sobre cultura, pessoas e processos, mais do que sobre negócios. Sem uma rápida adaptação nessas competências, será muito difícil para as empresas prosperarem".

Além das informações sobre transformação digital, dados do estudo confirmam ainda uma perspectiva geral favorável para os negócios nos próximos seis meses no Estado: 49% têm a expectativa de manter e 45% de expandir.

Os números são corroborados pela expectativa de aumento no faturamento para 76% dos entrevistados. E desses, 61% acreditam que o aumento será de até 30%.

DESTAQUES DA PESQUISA

Tecnologias empregadas na transformação digital das pequenas empresas gaúchas:

31% - Equipamento portátil de informática;

31% - Tecnologia e sistemas de marketing digital;

28% - Sistema de armazenamento de dados em nuvem;

23% - Software de gestão;

21% - Software de videoconferência.

Áreas e oportunidades impactadas pela transformação digital:

48% - melhoria no relacionamento com os clientes;

35% - abertura para novos mercados/clientes;

24% - redução de custos;

23% - melhoria nos controles de gestão;

19% - melhoria na operação/ganho em produtividade;

17% - melhoria na tomada de decisão com base em dados;

12% - incorporação de novos produtos e serviços.