Caxias do Sul 24/04/2024

13 regiões em bandeira vermelha no RS

Risco alto para Covid-19 expande em grande parte do Estado
Produzido por redação, 20/11/2020 às 18:06:14
13 regiões em bandeira vermelha no RS
Foto: divulgação

O risco de contágio para Covid-19 aumentou, com números maiores nas hospitalizações e nas internações em leitos de UTI. Isso levou a região de Caxias a voltar à bandeira vermelha na 29ª rodada do mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado na tarde desta sexta-feira (20/11). Agora, são 13 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no Estado.

Até o próximo domingo, como ocorre semanalmente, associações e municípios ainda podem apresentar recursos para que o governo reconsidere a decisão, Na semana passada também a Serra havia ficado em bandeira vermelha, mas conseguiu voltar à cor laranja no mapa definitivo anunciado na última segunda-feira.

Desde a 28ª rodada, o Rio Grande do Sul vem percebendo aumento nas hospitalizações por Covid-19 e nas internações em leitos de UTI, o que justifica o retorno de um grande número de regiões em vermelho.

As regiões de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí já haviam sido classificadas como risco alto na rodada vigente e, neste mapa preliminar, seguem em vermelho. Unem-se a elas as regiões de Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado.

As demais oito regiões Covid estão na bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Entre elas, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta, que foram consideradas de risco alto na 28ª semana.

O momento é de sinal vermelho: o Rio Grande do Sul observou aumento em todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos e de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações confirmadas por Covid-19. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo.

Com dois óbitos registrados nesta sexta-feira, Caxias do Sul contabiliza 194 mortes devido à Covid-19. Desse total, 117 homens de 28 a 94 anos e 77 mulheres, de 33 a 97 anos. Na sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI no SUS da cidade era de 81% (59 leitos) e, na rede privada, de 72% (61 leitos).

MUDANÇAS DE BANDEIRAS

Regiões que apresentaram piora (9)
Caxias do Sul (em cogestão)
Uruguaiana
Erechim (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Guaíba
Santa Maria (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (9)

VERMELHA
Novo Hamburgo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)

LARANJA
Bagé
Taquara (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

Regiões que melhoraram (3)

VERMELHA > LARANJA
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)