Caxias do Sul 26/04/2024

Todo ser humano é único?

Uma boa alimentação ajuda a manter o corpo saudável e atua sobre o funcionamento da mente
Produzido por Tatiana Sandri Fernandes , 11/06/2022 às 09:11:21
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Com a pergunta do título, dando continuidade ao texto anterior, sobre a chave da saúde, convido você, caro leitor, a desbravar e conhecer um pouco mais sobre a Ayurveda.

Essa medicina milenar parte do princípio fundamental de que todo ser humano é único, cada pessoa possui um metabolismo diferente e acaba assimilando os alimentos e as emoções de forma exclusiva, individual. Cada um de nós tem uma função metabólica diferenciada, baseada na sua constituição básica, correspondendo ao seu tipo físico, pré-determinado quando nascemos.

Nossa constituição básica, segundo a Ayurveda, é governada pelos “tri-doshas” primários ou forças, conhecidas como: Vata, Pitta e Kapha, que são criados pelas combinações dos cinco elementos básicos: éter, ar, fogo, água e terra. O Vata é composto pelos elementos éter e ar; o Pitta, pelos elementos fogo e água e, o Kapha, pelos elementos água e terra.

Além de nossa constituição básica, em que cada ser humano se torna único, para a Ayurveda, somos todos seres de energia, todas as ações e suas respectivas reações são governadas pela energia do universo. Os seres humanos e outros seres vivos e não-vivos também são feitos dessa fonte universal de energia e são constantemente afetados por ela.

A energia que governa os seres vivos individuais é chamada de “tri-doshas” e a energia que governa o universo é conhecida como “tri-guna”. A energia universal, o “tri-guna”, é dividida em três constituintes: o “Satva” remete à pura inteligência divina que confere equilíbrio; o “Rajas” se traduz em energia ativa que pode causar desequilíbrio e o “Tamas”, energia escura e letárgica que pode causar inércia, preguiça e confusão.

Diante dessas energias governantes, tanto individual quanto universal, você, amigo leitor, deve estar se perguntando: e quando houver desequilíbrio nos “tri-doshas” e nas “gunas”, o que acontece?

A Ayurveda acredita que um desequilíbrio nos “tri-doshas”, ou as três forças individuais de Vata, Pitta e Kapha, é a causa raiz de todos os problemas e doenças. Além do equilíbrio nos” tri-doshas”, deve haver uma harmonia ou um equilíbrio entre as energias do universo “tri-guna” e “tri-doshas”. Qualquer desequilíbrio no fluxo entre essas energias se manifesta como uma doença ou desconforto no indivíduo.

Dessa forma, a medicina Ayurvedica se preocupa em eliminar a raiz da doença em vez de seus sintomas, totalmente ao contrário da medicina ocidental, que trata os sintomas usando procedimentos cirúrgicos e drogas que causam inúmeros efeitos colaterais. A Ayurveda busca diagnosticar e tratar a raiz do problema que se manifesta como a doença e não apenas seus sintomas. Acredita que qualquer tratamento que cause efeitos colaterais seja uma forma de tratamento ineficiente, pois agrava ainda mais o problema, manifestando-se como outros problemas ou doenças.

Nós somos o que comemos e pensamos! Você já ouviu essa expressão? Essa é a base da Ayurveda. Dessa forma, uma dieta boa, equilibrada e nutritiva é de extrema importância. A Ayurveda nos dá alguns princípios simples para uma dieta saudável.

Prakruti” ou natureza da comida: na Ayurveda, a comida pode ser classificada em duas categorias: pesadas e leves, de acordo com a natureza básica do alimento, ou seja, de fácil digestão ou não. Por exemplo: a carne pode ser pesada, pois é difícil de digerir, e outros alimentos, como frutas e vegetais, podem ser fáceis de digerir, por isso, podem ser considerados leves. Essas naturezas básicas de itens alimentares devem ser consideradas antes de consumi-las, para garantir uma constituição saudável.

Karana”, ou processamento de alimentos: a forma como a comida é cozida pode ter um grande impacto em sua qualidade e natureza. A Ayurveda afirma que alguns alimentos, como frutas e saladas, devem ser consumidos crus para o máximo de benefícios na dieta. O uso de métodos de cozimento, como o micro-ondas, não é recomendado, pois destrói os nutrientes úteis dos alimentos e os torna quase inúteis para o corpo.

Samyoga”, ou combinação: a maioria de nós não está ciente do fato de que alguma combinação de comida pode ser realmente prejudicial para nós e causar problemas! Por exemplo: misturar frutas ácidas e leite ou requeijão pode causar indigestão ou toxinas conhecidas como “ama” na Ayurveda, o que pode ser muito prejudicial para nosso organismo. As combinações de alimentos não saudáveis devem ser evitadas a todo custo.

Uma boa alimentação não é apenas essencial para manter um corpo saudável, mas também tem um profundo efeito sobre o funcionamento da nossa mente. De acordo com a Ayurveda, um indivíduo pode ser considerado verdadeiramente saudável somente se ele tiver um corpo forte e livre de doenças e uma mente que possa pensar de forma clara e decidida. A energia sutil que vem do alimento digerido nos ajuda a pensar com clareza e agir de maneira justa.

A Ayurveda é baseada nos conceitos e crenças fundamentais que listei neste texto e muitas outras ideias enriquecedoras que, se aplicadas na vida diária, podem garantir uma vida longa, saudável e feliz! No nosso próximo encontro, vou contar mais sobre a natureza básica dos alimentos, sobre a fantástica forma de viver da Ayurveda!

Alimento é remédio!

Tatiana Sandri Fernandes é contadora, empreendedora na área moveleira, especialista em Alimentação Saudável pela PUC, terapeuta Ayurveda e acadêmica de Psicologia pela UCS.

mail tatianasafe@gmail.com

Da mesma autora, leia outro texto AQUI