Caxias do Sul 16/05/2024

Plataforma online aproxima profissionais e vagas

Interface do Grupo Uniftec proporciona o contato direto entre os interessados, de forma gratuita
Produzido por Daiana Garcia, 15/02/2021 às 08:50:55
Foto: DIVULGAÇÃO

A qualificação profissional, neste momento atual, tornou-se indispensável para que uma pessoa possa se destacar no mercado de trabalho. Diante do cenário econômico que estamos vivenciando, as habilidades profissionais, técnicas e comportamentais, estão fundamentadas através de todo conhecimento que é necessário para ingressar e permanecer neste mercado que está cada vez mais competitivo.

O Grupo Uniftec é referência no Ensino Superior, com seis unidades presenciais, na Serra Gaúcha, localizadas nas cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves; na região Metropolitana, nas cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo, bem como 15 polos EAD espalhados pela Região Sul e Exterior.

O objetivo é formar e qualificar os profissionais para o mundo do trabalho, através do desenvolvimento profissional e pessoal dos seus alunos e profissionais de diversas áreas. Conhecida como a Universidade do Fazer, por unir o ensino teórico e prático, seu diferencial destaca-se através do corpo docente, pois os profissionais têm belas experiências em suas áreas de atuação. Há 29 anos, a Instituição mantém o compromisso e a qualidade com o ensino. Preocupa-se em promover a educação continuada e a atitude empreendedora, sempre atenta às demandas presentes e futuras da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento humano sustentável.

O Centro Universitário, demonstrando a sua preocupação com o tema trabalhabilidade, desenvolveu, internamente, uma plataforma de carreiras e oportunidades, pensada e planejada pelos setores de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Tecnologia da Informação. Essa plataforma possibilita a intermediação de vagas de empregos entre empresas, estudantes, egressos e toda a comunidade acadêmica, por meio de uma interface pública, intuitiva e descomplicada. Proporciona o contato direto, entre os interessados, de forma totalmente gratuita e assertiva.

O site concentra um banco de oportunidades, oferecendo aos usuários uma mediação on-line dessas vagas, que estão disponíveis no mercado de trabalho. Proporciona aos candidatos visibilidade em suas buscas, podendo ser aplicada à vaga que está mais alinhada às suas perspectivas profissionais. Segundo Cortella (2015), “Eu preciso me ver naquilo que faço. Do contrário, não me realizo”. A plataforma Carreiras e Oportunidades (https://ceo.ftec.com.br/) permite essa visão na oportunidade desejada.

A ferramenta disponibiliza às empresas uma experiência mais autônoma e sem custos, permitindo divulgar e receber as candidaturas na plataforma, ou pelo próprio e-mail divulgado na vaga, conforme o profissional que pretende contratar.

A plataforma tem por objetivo, futuramente, preparar os candidatos para essas oportunidades, através de orientação de carreira, elaboração do currículo e preparação para entrevistas, disponibilizando conteúdos exclusivos sobre carreira e tendências do mercado de trabalho.

Buscando entender como está o mercado, em níveis percentuais da taxa de desocupação e ocupação, podemos considerar os dados do Boletim de Trabalho do Rio Grande do Sul, divulgado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que apontam que a taxa de desemprego no Estado, no terceiro trimestre de 2020, chegou a 10,3%, maior nível de toda a série da pesquisa, iniciada em 2012, representando 574 mil pessoas, contra 535 mil do trimestre anterior e, 540 mil de igual período em 2019, em que o nível de ocupação teve maior queda àquelas pessoas com Ensino Fundamental e Médio completos.

Nos casos das pessoas com fundamental completo, que convivem com menores níveis de ocupação, pode-se afirmar a existência de um aumento das desigualdades em 2020, em relação às suas respectivas referências comparativas - pessoas dos demais níveis de instrução.

A partir desses dados, podemos reforçar a necessidade de se manter qualificado profissionalmente, sendo essencial à sociedade que as Instituições proporcionem subsídios, assim como a Plataforma criada pelo Grupo Uniftec, auxiliando no processo de inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Daiana Garcia é Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Uniftec.