Caxias do Sul 18/05/2024

Mãos vazias e coração cheio

Imigrantes preencheram as malas com renúncias, mas semearam novos caminhos
Produzido por Carla Todeschini Sasso, 25/07/2022 às 08:14:44
Foto: Marci Ticz

Com as mãos vazias e o coração cheio. Foi assim que nossos italianos partiram da Itália, abandonando suas heranças materiais em busca de novo local para viver, inclusive, no Brasil.

Renunciaram e lá deixaram o que tinham de bens materiais, mas sabiam que, com força e coragem, seriam capazes de lutar, desbravar e, assim, sobreviver, pois carregavam no coração muitos sonhos, esperanças e fé. O coração estava repleto e abastecido por muitas receitas de vida, por ensinamentos e costumes herdados dos antepassados, que mantinham viva a chance de vencer.

Com muita sabedoria e vontade, chegaram a novas conquistas materiais, compraram terras, construíram casas, formaram família, mas muito trabalharam e estudaram. Em pouco tempo, as mãos já não estavam tão vazias, pois novos bens materiais foram adquiridos, conquistados, e seus bens imateriais também foram aumentando, tornando a herança imaterial cada vez mais importante.

Essa herança imaterial é que dá sentido àquilo que somos, àquilo que carregamos e àquilo que lembramos. Experimentamos várias situações e temos em nós os valores que gratuitamente recebemos dos nossos antepassados, e agora depende de mim, de você ou de nós todos, para fazermos por merecer que essa riqueza seja compartilhada.

Óbvio que o coração ficou cheio de saudades do país de origem, mas aqui também foi preenchido por novas felicidades encontradas, dando sentido à vida e transformando comportamentos da comunidade, preenchendo o vazio das mãos com o simbolismo daquela herança imaterial trazida e mantida, dando sentido à vida pelo fruto das muitas lutas diárias vencidas, de geração em geração e, assim, continuar e perpetuar para fazer a diferença no mundo todo. Nossa comunidade italiana continua crescendo e a cultura trazida e fortalecida é fonte inspiradora de transformação de uma comunidade, para deixar eterna a herança imaterial em cada coração.

Carla Todeschini Sasso é estudante do Curso de Talian III da Unicentro-PR e integrante da Associação Vêneta de Nova Bassano (Avenoba)

Da mesma autora, leia outro texto AQUI