Caxias do Sul 20/04/2024

Serra Gaúcha melhora indicadores e volta à bandeira laranja

Governador Eduardo Leite anunciou que os 49 municípios da região saem da bandeira vermelha, que indicava risco alto de contaminação
Produzido por Silvana Toazza, 20/06/2020 às 18:16:09
Serra Gaúcha melhora indicadores e volta à bandeira laranja
Foto: Reprodução/Divulgação/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou na noite deste sábado (20) o retorno dos 49 municípios da região à bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado para inibir o avanço da Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Na última semana, a Serra esteve na bandeira vermelha, indicando alto risco de contaminação, o que voltou a fechar lojas, academias, shoppings, igrejas, entre outros. Essa decisão preocupou prefeitos e entidades, que correram para estruturar a rede hospitalar e garantir a volta do funcionamento dos setores de comércio e serviços.

A mudança de bandeira passará a vigorar na próxima terça-feira, dia 23, até a outra segunda, 29, como forma de permitir que prefeitos e entidades afetados por alteração de bandeira possam apresentar seus questionamentos, que serão analisados pelo Comitê de Crise do governo na segunda-feira.

"Não é uma questão de colorir o mapa do Rio Grande do Sul. Estamos avaliando 11 indicadores em cada região, o que indica o nível de risco para se estabelecer os protocolos", destacou o governador.

Além de Caxias do Sul, as regiões de Uruguaiana, Santa Rosa e Bagé reduziram o risco e atenuaram a cor da bandeira e das restrições. Na região de Caxias do Sul, a combinação de melhora no cenário de internações hospitalares e a maior oferta de leitos de UTI foi determinante para sair da bandeira vermelha.

CONFIRA OS 49 MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A REGIÃO DE CAXIAS DO SUL:

Alto Feliz
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Boa Vista do Sul
Bom Jesus
Bom Princípio
Campestre da Serra
Canela
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Coronel Pilar
Cotiporã
Esmeralda
Fagundes Varela
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guabiju
Guaporé
Ipê
Jaquirana
Linha Nova
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul
Muitos Capões
Nova Araçá
Nova Bassano
Nova Pádua
Nova Petrópolis
Nova Prata
Nova Roma do Sul
Paraí
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa Tereza
São Jorge
São José dos Ausentes
São Marcos
São Vendelino
União da Serra
Vacaria
Vale Real
Veranópolis
Vila Flores
Vista Alegre do Prata