Caxias do Sul 26/04/2024

Região de Caxias do Sul é classificada na BANDEIRA LARANJA pela quarta semana seguida

Dados do mapa preliminar da 16ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado traz 13 regiões em bandeira vermelha
Produzido por redação, 21/08/2020 às 18:19:14
Região de Caxias do Sul é classificada na BANDEIRA LARANJA pela quarta semana seguida
Foto: reprodução

Pela quarta semana consecutiva, a região de Caxias do Sul é classificada como bandeira laranja no mapa preliminar da 16ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho.

Os dados foram divulgados no final da tarde desta sexta-feira (21) e colocam 13 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras oito regiões foram classificadas com bandeira laranja (risco médio). As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (24/8).

Os municípios ainda podem solicitar revisão das bandeiras, com a apresentação de recursos e argumentos.

Com a manutenção da bandeira laranja, o comércio não essencial da Serra pode operar presencialmente com 50% dos funcionários, de segunda a sábado.

A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, entende que o quadro atual deve motivar a população a manter os cuidados para prevenir a propagação do vírus:

"É preciso que a bandeira laranja por semanas seguidas não seja motivo para que as pessoas negligenciem os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", alerta.

Curiosidade: as regiões de Santa Cruz do Sul e Lajeado apresentaram piora nos índices e passaram para a bandeira vermelha. Somam-se às regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto e se mantiveram assim nesta rodada.

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Uruguaiana apresentaram melhora nos indicadores nesta rodada e migraram para a bandeira laranja.

Está em vigor desde a 14ª rodada o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por, no mínimo, dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Até as 18h desta sexta-feira (21), oito regiões haviam aderido à cogestão: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre e Capão da Canoa.

Os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência do plano, no endereço https://bit.ly/formulariocogestao.

No entanto, a adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (24/8). A vigência das bandeiras da 16ª rodada começa terça-feira (25/8) e se encerrará na outra segunda-feira (31/8).