Caxias do Sul 29/04/2024

RAR ingressa no grupo das 10 maiores produtoras de leite do Brasil

Empresa da Serra atinge a marca de 46 mil litros diários de leite, subindo cinco posições no ranking
Produzido por Silvana Toazza, 01/04/2024 às 15:09:46
RAR ingressa no grupo das 10 maiores produtoras de leite do Brasil
Companhia de Vacaria/RS possui 1,35 mil cabeças de vacas
Foto: RAR, divulgação

A gaúcha RAR ingressa no seleto grupo dos Top 10, entre os maiores produtores de leite do Brasil. Com uma produção diária de 46 mil litros de leite, a empresa registrou crescimento de 18% de 2022 para 2023, subindo cinco posições, alcançando assim o título de maior evolução dentro do Top 10 do ranking da Milkpoint, que integra a consultoria da Agripoint.

Localizada em Vacaria (RS), nos Campos de Cima da Serra, a fazenda NTR, nomeada em homenagem a Nilva Therezinha Randon (viúva do idealizador, o empresário Raul Anselmo Randon), lidera a produção gaúcha, com 12 posições à frente da próxima colocada no Estado.

O presidente executivo da RAR, Sergio Martins Barbosa, afirmou que o objetivo da empresa é chegar à marca de 80 mil litros diários de leite nos próximos cinco anos.

Exportação do Gran Formaggio


“Atualmente toda nossa produção é destinada para a fabricação do Gran Formaggio, o primeiro queijo tipo grana produzido fora da Itália, além de parmesão, creme de leite e manteiga. Estamos iniciando a exportação do Gran Formaggio e aliado a esse movimento prevemos dobrar a produção”, afirmou Sergio, destacando que a empresa é a primeira do Sul do Brasil a obter a certificação de bem-estar animal em sua fazenda.

Além do aumento de produção, a RAR também investiu no crescimento do seu rebanho, que passou para 1,35 mil cabeças em 2023, cerca de 200 animais a mais que o ano anterior.

“Exportamos recentemente nossos produtos para países como Chile e Paraguai e estamos olhando atentamente para mais mercados da América Latina e alguns países do continente africano”, contou o presidente.

Sobre a RAR

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio. Conta ainda com uma linha de 19 rótulos, entre vinhos, espumantes e azeites de oliva a partir de produção própria.