Caxias do Sul 23/04/2024

Focar ou diversificar os negócios? Ambos

Empresa caxiense que nasceu como loja de materiais elétricos chega aos 52 anos como uma grife de soluções tecnológicas completas, com crescimento de 35% projetado em 2022
Produzido por Silvana Toazza, 15/07/2022 às 14:24:24
Focar ou diversificar os negócios? Ambos
Os sócios Carlos Magnani, Angélica Magnani, Paulo Magnani e Mauro Cendron na matriz, em Caxias
Foto: Gilmar Gomes

POR SILVANA TOAZZA

Focar ou diversificar? Nem uma, nem outra, mas ambas. Se, há décadas, a especialização em um filão específico de mercado era a chave de ouro dos negócios, nos últimos tempos esse conceito vem sendo aprimorado. As empresas que têm se destacado (e até sobrevivido no mercado) são aquelas que ampliaram a gama de soluções dentro do mesmo escopo de negócios. É alcançar ao consumidor não só um produto ou serviço, mas todas as facilidades afins daquele filão.

Uma dessas companhias que comprovam na prática essa teoria é a Magnani Luz e Energia, uma das mais longevas no filão de materiais elétricos, há 52 anos no mercado gaúcho. Contudo, essa história poderia não estar sendo contada se não fosse o olhar visionário para o futuro de Paulo Magnani, diretor geral (CEO) da empresa familiar e há quase 40 anos atuando na companhia.

Ele enxergou oportunidades de ampliar a atuação da marca e não ficar à mercê de apenas um setor.

“Nessas cinco décadas, partimos de uma empresa de balcão para uma empresa com fornecedores líderes de mercado, atuando com excelência aos moldes de players internacionais”, orgulha-se o empresário.

Dessa forma, a empresa de materiais elétricos foi agregando itens de iluminação, passando por energia solar, automação residencial, geradores para falta de energia residencial e empresarial, internet das coisas e, mais recentemente, carregadores para carros elétricos.

Agronegócio aposta em energia solar (foto: Glauber Paixão)

Precursora em energia solar na Serra Gaúcha

A expertise no filão de instalações elétricas garantiu a entrada, com êxito, em segmentos novos e tecnológicos. Hoje, a Magnani oferece todo tipo de soluções e inovações em luz e energia, somando mais de 30 mil itens a pronta-entrega, em estoque, número que chega a 40 mil incluindo os materiais especiais, sob encomenda. São mais de 2 mil projetos de energia solar já entregues na Região Sul do país, nicho que começou a ser desbravado em 2013, aponta Jonathan Von Büren, coordenador de Eficiência Energética da empresa.

Uma das maiores fornecedoras da gigante WEG na Serra Gaúcha, a Magnani foi a primeira no segmento de energia solar em Caxias do Sul a conquistar homologação junto à RGE. A crescente procura de projetos de usinas de energia solar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina reflete a diversificação de setores que enxergam na energia fotovoltaica a possibilidade de um investimento seguro e com juros atrativos em bancos e cooperativas de crédito.

Engana-se quem pensa que só grandes empresas podem investir em energia solar. Hoje, são atendidos setores que vão de agronegócio a comércio e indústria, passando por residências e condomínios.

Há 12 anos no mercado, unidade de Torres atende todo o Litoral Norte

Filial extrapola fronteiras da Serra Gaúcha

Além da matriz em Caxias do Sul, a Magnani possui uma filial em Torres, para atender o Litoral Norte, aberta há 12 anos. E, mesmo diante da crise da Covid-19, a empresa manteve-se em crescimento impressionante nos últimos dois anos, duplicando o número de funcionários no período, que saltou de 50 para atingir cerca de 100 vagas.

Não depender de apenas um setor também garantirá expansão estimulada em 2022, com previsão de um percentual de 35% de acréscimo na receita sobre o ano passado. No primeiro semestre, a meta foi superada, com estratégias de imersão no mercado, levando as soluções até o cliente, sem descuidar do varejo, com horário de atendimento estendido, incluindo aos sábados.

A atuação é acentuada na construção civil e nas amplas soluções em eficiência energética para todo tipo de consumidor e suprimentos elétricos para indústrias. Para fazer frente a esse momento esplêndido em que inovação rima com projeção no mercado, a Magnani prepara para breve o anúncio de novidades envolvendo expansão.

“Estamos nos estruturando para aproveitar essa oportunidade”, pontua Paulo Magnani, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. Ao lado dele, como braços direitos, estão os irmãos Angélica e Carlos Magnani, além do sócio Mauro Cendron.

Sede da empresa em Caxias transformou-se numa central de soluções

Muito além de materiais elétricos

Embora esteja no DNA da empresa o fornecimento de materiais elétricos, a Magnani Luz e Energia expandiu muito seu raio de atuação, com presença em outros segmentos. Entre eles, constam os setores de projetos para indústrias e construção civil, sistemas inovadores de energia solar e eficiência energética, carregadores para veículos elétricos, soluções em iluminação e automação virtual como qualidade de vida e trabalho.

A tecnologia está transformando rapidamente essa área, com soluções personalizadas e a inovação conhecida como “internet das coisas” (comandos remotos de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos via celular), com a chegada do 5G. Em sintonia com esse novo mundo, a empresa tem buscado inovações junto aos principais fornecedores e em grandes feiras mundiais, das quais Paulo Magnani é assíduo frequentador.

Carregadores de carros elétricos ganham espaço no mercado

“Temos hoje energia solar, veículos elétricos, evolução do LED, economia de energia, ambientes melhor iluminados, com melhor conforto, melhor produtividade, conectividade, você tem acesso a acionamentos a distância. A indústria está entrando no 4.0, a internet das coisas. Isso é uma partezinha do que virá pela frente, de quanta oportunidade teremos. Precisamos ajudar o cliente a assimilar as novidades”, projeta o empresário.

Como reconhecimento, a Magnani Luz e Energia subiu ao palco da pesquisa Top of Mind Líder 2021 como destaque no quesito loja de materiais elétricos de Caxias do Sul, nicho que a projetou para esse e outros mercados.

Magnani Luz e Energia

Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina

Telefone: (54) 4009-5255

Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro

(51) 3626-2988

Acesse www.magnani.com.br