Caxias do Sul 25/04/2024

Coronavírus: fila na calçada pode?

Preocupa ver as pessoas, mesmo em local aberto, aglomerarem-se em filas sem respeitar a distância mínima de um metro e meio a dois metros, preconizada pelos médicos
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 20/03/2020 às 13:07:13
Coronavírus: fila na calçada pode?
Foto: Marcos Fernando Kirst

Quem passou na manhã desta sexta-feira (20) pela Rua Sinimbu, nas imediações do Camelódromo (que está fechado), ficou impressionado com a longa fila formada em frente à Farmácia Básica Municipal. Por quase 100 metros, dezenas de pessoas esperavam para retirar os medicamentos de uso contínuo gratuitos a que têm direito. Os atendentes, usando máscaras, circulavam pela calçada em busca de pessoas com mais de 60 anos, direcionadas ao atendimento prioritário.

No entanto, preocupa ver as pessoas, mesmo em local aberto, aglomerarem-se em filas sem respeitar a distância mínima de um metro e meio a dois metros, preconizada pelos médicos, a fim de promover o resguardo contra a contaminação pelo coronavírus.

É uma situação complicada. Aglomerações devem ser evitadas, mas elas ainda ocorrem em diversos ambientes, como farmácias, mercados e bancos. Se a fila é inevitável, a prudência e a consciência precisam ser também inevitavelmente presentes. Sejamos responsáveis ao buscar esse distanciamento, mesmo que possa parecer exagero. Só o tempo dirá se a cautela não nos salvará.