Caxias do Sul 23/04/2024

Comitiva caxiense vai a Brasília em busca de recursos para ampliação do Hospital Geral

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, e representantes da FUCS pleiteiam R$ 10 milhões para a conclusão da obra
Produzido por redação, 22/02/2021 às 09:03:36
Comitiva caxiense vai a Brasília em busca de recursos para ampliação do Hospital Geral
Ivanir Gasparin e Sandro de Freitas Junqueira lutam pelo projeto de expansão do hospital
Foto: Karine Zanardi dos Santos

Uma comitiva de Caxias do Sul viaja nesta segunda-feira (22/02) a Brasília em busca de recursos públicos para a conclusão da obra de ampliação do Hospital Geral. Integram o grupo representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Ivanir Gasparin.

Na capital federal, eles terão audiências com o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Giovani Cherini, com os senadores gaúchos Luiz Carlos Heinze e Lasier Martins e com o senador catarinense Jorginho Mello, além de se encontrar com representante do Ministério da Saúde e com outros deputados e autoridades.

O foco da viagem é obter recursos via emendas parlamentares individuais e o apoio da Bancada Gaúcha para a destinação de R$ 10 milhões para a conclusão da obra, especialmente para a compra de equipamentos e mobiliário hospitalar. Gasparin acompanhará o diretor-geral do HGCS, Sandro de Freitas Junqueira, e o diretor-executivo da FUCS, Gelson Rech. O grupo retorna na quarta-feira (24).

Para conhecer: o Hospital Geral de Caxias do Sul é uma instituição de ensino, 100% SUS e Acreditado Nível III de Excelência. É referência para 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, abrangendo uma população de 1,2 milhão de pessoas. Ligado à FUCS, o Hospital Geral está em funcionamento desde março de 1998. A obra de ampliação do complexo hospitalar estava paralisada desde 2017 por falta de recursos financeiros.