Caxias do Sul 24/04/2024

BANDEIRA VERMELHA vigora na região de Caxias do Sul pela quarta semana consecutiva

Mapa preliminar foi anunciado pelo governo gaúcho na noite desta sexta-feira, mas municípios passam a ter gestão compartilhada
Produzido por redação, 31/07/2020 às 19:04:49
BANDEIRA VERMELHA vigora na região de Caxias do Sul pela quarta semana consecutiva
Foto: DIVULGAÇÃO

Pela quarta semana consecutiva, a região de Caxias do Sul permanece na bandeira vermelha no mapa preliminar de distanciamento controlado do governo gaúcho. Da semana passada para esta, a Serra apresentou melhora em três indicadores de Velocidade de Propagação da Covid-19, mantendo dois desses em avaliação de risco máximo (bandeira preta).

Houve também melhora no indicador de mudança da Capacidade de Atendimento da região, o que reduziu a média ponderada final, embora se mantendo novamente dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha. Dos 49 municípios da região, 20 estão passíveis de adotar bandeira laranja.

O mapa definitivo será anunciado na segunda-feira e passará a valer na próxima terça-feira. Esta é a 13ª rodada do mapa de distanciamento. Na tarde desta sexta-feira, Caxias do Sul e outros municípios da região anunciaram decretos próprios (confira matéria AQUI) que flexibilizam a abertura do comércio, restaurantes, escolas de idiomas, museus e outros empreendimentos.

A reivindicação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) era para que as cidades tivessem uma gestão compartilhada com o Estado, e pudessem flexibilizar alguns setores aos moldes da bandeira laranja. Em live, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Barreiro de Sousa Lemos, confirma essa possibilidade de decretos próprios dos municípios.

No momento, são 12 regiões na bandeira vermelha e oito na laranja.